Beneméritos

 

MARIA JOSÉ HAUEISEN FREIRE

20Natural de Teófilo Otoni/MG, licenciada em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, foi professora de História da Escola Estadual Alfredo Sá.

Ingressou na vida política por meio dos movimentos populares, sobretudo nas chamadas “Comunidades Eclesiais de Base”. Participo da fundação da União dos Trabalhadores de Ensino (Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais) e do Partido dos Trabalhadores.
Exerceu sucessivamente o mandato de Deputada Estadual de Minas Gerais de 1989 até 2004, quando renuncia, em razão da eleição para prefeita do Município de Teófilo Otoni (2005-2008), sendo reeleita para o executivo municipal para o quadriênio 2009 a 2012.
Na Assembleia Legislativa foi líder da bancada do partido, líder da minoria, integrante das Comissões de Educação, Direitos e Garantias Fundamentais e Constituição e Justiça. Foi presidente das Comissões de Defesa do Consumidor e de Direitos e Garantias Fundamentais, além de ser a primeira mulher eleita para compor a Mesa Diretora, onde foi a segunda secretária. Foi também a primeira mulher a presidir a Sessão de Instalação de uma Legislatura (2003).

Posse: 07 de abril de 2008

GILBERTO OTTONI PORTO

27Natural de Teófilo Otoni/MG é Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Urbanismo pelo Instituto de Engenharia Sanitária e Urbanismo da mesma universidade. Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni em 1963, Engenheiro Chefe do Departamento de Operações da COPASA/MG, entre 1964 e 1965. É membro fundador e ex-presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni (em Belo Horizonte) é membro fundador e conselheiro do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri, com sede em Teófilo Otoni. Historiador, possui vários artigos publicados sobre a temática voltada para a preservação e divulgação da memória histórica e cultural do Município de Teófilo Otoni e região.

Posse: 25 de setembro de 2009

THEOMAR SAMPAIO PARAGUASSU

14Natural de Amargosa/BA, porém radicado em Teófilo Otoni há mais de 50 anos. Em abril de 1965, participa como membro fundador do Lions Clube de Teófilo Otoni, tendo participado inúmeras vezes da sua diretoria, inclusive como Presidente e membro da governadoria distrital. Como membro desse clube de serviços possui algumas condecorações, dentre elas a de Companheiro 100% e a de Honra ao Mérito. É ainda membro fundador do Clube da Maturidade Três Vales. Quando comerciante, participou ativamente da Associação Comercial e Industrial de Teófilo Otoni, do seu Conselho, tendo sido também seu Presidente. Recebeu em 1997, em Belo Horizonte, o título de Empresário Destaque, concedido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais.
Pela sua colaboração na manutenção e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Benjamim da Cunha, em dezembro de 1978, recebeu do Prefeito Municipal Wander Lister de Carvalho Sá, o título de Benemérito.
Como pecuarista, foi Tesoureiro da Associação Rural de Teófilo Otoni, atual Sindicato Rural de Teófilo Otoni e membro do Conselho Fiscal da Cooperativa de Laticínios de Teófilo Otoni. Na área social e cultural, foi por 18 anos consecutivos, membro do Conselho Consultivo do Automóvel Clube de Teófilo Otoni e por 14 anos do Conselho Consultivo do Palmeiras Country Clube.
Em dezembro de 1989, recebeu da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, o título de Cidadão Honorário, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

Posse: 25 de setembro de 2009

DETZI GAZZINELI JÚNIOR

Foto 2Natural de Teófilo Otoni/MG, graduado em Administração. Teve importante participação no processo de fundação e organização da Academia de Letras, sendo inclusive eleito Presidente de Honra da entidade.
Exerceu por três vezes consecutivas, o mandato de Vereador no município de Teófilo Otoni, além de ter exercido os cargos de Secretário Municipal de Planejamento e Administração, da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni.
É Garimpeiro do Ano, concedido pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Foi-lhe ainda concedida a Medalha de Mérito Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Posse: 25 de setembro de 2009

ARNALDO GOMES PINTO JUNIOR

21Natural de Teófilo Otoni/MG, é licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo

Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro e Comunicação Social: Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na área bancária foi funcionário do Banco do Estado de Minas Gerais, de maio de 1961 a julho de 1991, quando se aposentou. No magistério, foi professor de Matemática para o ensino médio na Escola Estadual Alfredo Sá, de janeiro de 1967 a janeiro de 1977 e professor de Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática, Geometria Analítica, Álgebra e Fundamentos de Matemática, no curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, instituição na qual também ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Ciências Matemáticas e Biológicas, de 1985 a 1987.
Na área política foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Assuntos Municipais, no período de junho de 1992 a dezembro de 1993. No cooperativismo de crédito, foi no período de agosto de 1994 a janeiro de 2007, analista financeiro sênior da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais – Sicoob Central Crediminas.
Como jornalista tem participação em diversas emissoras de rádio, jornais e revistas como comentarista e cronista esportivo, é o jornalista responsável pelo Jornal da Afato, informativo mensal da Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni, desde agosto de 1996. Tem as seguintes condecorações: Medalha Santos Dumont, grau bronze, do governo do Estado de Minas Gerais e Diploma de Mérito Desportivo, outorgado pela Câmara Municipal de Caratinga/MG.

Posse: 15 de outubro de 2010

JOÃO CARLOS DA CUNHA MELLO

21Natural de Teófilo Otoni, passou os primeiros dez anos de sua vida em Mantena/MG, onde seu pai, Carlos Alberto da Cunha Mello, foi Promotor de Justiça, e sua mãe, Rosa Adélia Ursine da Cunha Mello, educadora. Lá cursou o Jardim de Infância e todo o curso primário. Em 1967, muda-se para Belo Horizonte, onde passa a estudar em regime de internato no Colégio Batista Mineiro, ao longo de dois anos. Em 1969, com a ida de sua mãe para a capital, passou a estudar no Colégio Estadual Milton Campos e, nesse educandário, conclui o curso ginasial e o científico, exceto o último ano, cursado em 1975, na Monte Vista High School, no Condado de Los Angeles, Estados Unidos.
Em dezembro de 1976, prestou concurso vestibular para medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, onde ingressou em 1977 tendo-se graduado em 1983. Nesse mesmo ano prestou concurso e foi aprovado para residência médica em Pediatria, no Hospital das Clínicas da UFMG, especialização concluída em julho de 1985.
No final desse mesmo mês, exatamente, no dia 31 de julho de 1985, retorna à cidade natal, Teófilo Otoni, a convite do colega e médico pediatra, Almir Franco, para trabalhar no Hospital São Lucas. Em seguida, passa a integrar também o corpo clínico do Hospital Santa Rosália, onde exerce a Pediatria há 29 anos. Faz parte, atualmente, do Conselho da Provedoria da Associação Hospitalar Santa Rosália. É, desde 2005, Presidente da Unicred Três Vales – Cooperativa de Crédito dos Profissionais da Saúde. Foi ainda presidente da Sociedade de Pediatria de Minas Gerais – Regional do Vale do Mucuri, onde também ocupou os cargos de vice-presidente, diretor clínico e diretor social, além de coordenador da Pediatria do Hospital Santa Rosália e monitor do curso de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Posse:27 de setembro de 2014.