Correspondentes

 

ALAGOAS

CÍCERO BARBOSA TEIXEIRA
¨Cicinho Barbosa”
Inhapi

Empreendedor, escritor e poeta, autor do livro “Versos românticos”; em 2012, recebeu o Prêmio“Excelso Magnífico Escritor”, concedido pelo Clube de Trovadores Capixabas/ES. Tem ainda participação em várias antologias e concursos literários, destacando-se a Menção Honrosa, na categoria poesia, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias/RJ.
Admissão: 22 de março de 2013.
Aniversário: 10 de outubro.

AMAZONAS
Amazonas

MAURO MARQUES DE CARVALHO
Manaus

In memoriam

Médico, escritor e editor, natural do Rio de Janeiro, é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Flumimense, com especialização em Acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura e pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura, além de pós-graduação em Ultra-Sonografia e Saúde Mental pela Fundação Oswaldo Cruz. Por suas atividades literárias, tornou-se membro da Academia de Letras e Artes de Paranapuá/RJ. É autor dos livros: “ O Mistério de um livro”, “Brusca Poesia” e “Origens, o romance da criação”. Mantém o sítio: www.mauro.prosaeverso.net.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Falecimento: 23 de Setembro de 2015.

CECÍLIA MARIA RODRIGUES DE SOUZA
Manaus

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, em 1974. Especialista em Psicologia do Ensino/Aprendizagem e Mestrado em Educação, área de concentração “Linguística e Educação” pela Universidade Federal do Amazonas. Tem ainda formação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Desembargador Paulo Feitosa, em 2004. É membro da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas; do Conselho Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, da Academia de Letras do Brasil- Araraquara/SP; da Associação de Escritores do Amazonas; do Comitê de Mobilização Social pela Educação; do Paco pela Educação para o Desenvolvimento da Liderança Sustentável no Amazonas e do Fórum Municipal de Educação de Manaus. Atuou na educação básica como Orientadora Educacional. Ingressou na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas onde exerceu vários cargos e funções, como Vice-Diretora (1997 a 2001), respondeu, oito vexes como Diretora em exercício. Em sua trajetória educacional e cultural recebeu inúmera láureas e homenagens. Tem vários livros publicados e participação em várias publicações técnicas na área da educação.
Admissão: 08 de novembro
Aniversário: 23 de maio

GAITANO LAERTES PEREIRA ANTONACCIO
Manaus

Advogado, contabilista, empresário, escritor, poeta, articulista e conferencista. Formou-se em Direito pela Universidade  Federal do Amazonas, em 1965. Possui vários cursos de especialização em direito e turismo. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, de Letras, Ciências e Artes do Amazonas; Academia de Letras do Irajá/RJ, da Academia de História do Amazonas e outras. É fundador e primeiro presidente da Associação dos Escritores do Amazonas. Possui vários lauréis no Amazonas, Brasil e exterior, além de mais de 70 obras publicadas, versando sobre temas variados, da poesia ao romance. Em Manaus é um dos responsáveis pela integração da poesia amazônica dentro do Congresso Brasileiro de Poesia, do qual tem participado regularmente.
Admissão: 03 de novembro de 2015.
Aniversário: 28 de janeiro.

BAHIA
Bahia

JEAN ALBUQUERQUE
Nova Viçosa

Graduada em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Além da medicina, é escritora, historiadora e artista plástica, foi presidente da Associação Cultural José Xavier Monteiro Machado. É autora do livro: “Retrato Histórico de Nova Viçosa”.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 09 de dezembro.

MARIA DA GLÓRIA BRANDÃO OLIVEIRA MARQUES
“Glória Brandão”
Itabuna

Escritora, em 1970, começa a escrever seus primeiros poemas. Em 1979, forma-se em normalista pelo Colégio Firmino Alves de Itabuna, em 1980, lança o seu primeiro livro de poesias inéditas. Em 1998, filia-se ao Clube do Poeta Sul da Bahia. Em 2000, escreve o Poema Sorrindo Luzes, classificado entre os melhores, homenageando o escritor Jorge Amado, em Ilhéus/BA. Em 2003 é nomeada primeira secretária do Clube Sul da Bahia, em 2005, lança seu livro: Felicidade: ‘Reflexões e auto-ajuda”. Em 2012, toma posse na Academia Grapiúna de Letras de Itabuna/BA. É Diretora de Eventos do Clube do Poeta Sul da Bahia.
Posse: 15 de dezembro de 2011.
Aniversário: 10 de novembro.

JOÃO SANTOS GOMES
Medeiros Neto

Natural de Itagi/BA é aposentado e escritor, autor dos livros: “ Cheiro de cacau” e Jacarandá” e dos inéditos: “Ana Lúcia”e “Maria do Carmo”.
Posse: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 30 de novembro.

JELVISSON DOS SANTOS NASCIMENTO
“Pinho Sannasc”
Salvador

Escritor, membro da Confraria de Artistas e Poetas da Paz, colunista do Jornal “O Liberal”, de Laranjeiras/SE, colaborador da Revista Arpoesia. Tem participação em várias antologias e co-autoria nas publicações: “Ecos Castroalvinos” e “Um dia de esperança”.
Admissão: 01 de abril de 2011.
Aniversário: 22 de fevereiro.

COSME CUSTÓDIO DA SILVA
Salvador

Escreve em verso e prosa, é sócio correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, sócio da União Brasileira de Escritores, do Grupo Literário Autores Novos/RJ, do Movimento Literário VirArte/RS, da Federação Brasileira de Alternativos Culturais/SP, da Internacional Writers and Artist Association –IWA/USA, membro do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP.É autor dos livros: “Caderno de Poesias”, “A negativa do corpo” e “O bicho homem” e coautor em mais de noventa antologias com diversas premiações literárias. Editor do Franzine “O Garimpo”.
Admissão: 05 de novembro de 2010.
Aniversário: 27 de setembro.

RENATA RIMET RAMOS SILVA
“Renata Rimet”
Salvador

Administradora de Recursos Humanos, licenciada em Letras, publicou o livro ”Um pouquinho”, foi ainda menção honrosa com o texto “Lama” em 2001 no Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, participa de coletâneas diversas, tendo sido destaque entre os melhores contos e poesia, publicadas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores nos de 2010 e 2012. É Chancelar Cultural do Movimento Internacional A Plêide, membro do Movimento Poetas Del Mundo, coordenadora do Projeto Fala Escritor em Salvador, Vice-Presidente da Seccional Salvador da Confraria Artistas e Poetas pela Paz e membro da Academia de Cultura da Bahia.
Admissão: 21 de outubro de 2010.
Aniversário: 21 de junho.

VALDECK ALMEIDA DE JESUS
Salvador

Jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta, Embaixador da Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, Embaixador Universal da Paz, membro da Academia de Letras de Jequié da Academia de Cultura da Bahia, da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, membro do Movimento Poetas del Mundo, da Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores. Autor premiado com várias obras publicadas e participação em diversas antologias, é patrocinador do Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 1000 textos. Mantém o sítio: www.galinhapulando.com.
Admissão: 11 de dezembro de 2010.
Aniversário: 15 de fevereiro.

MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA
“Som”
Salvador

Natural do Rio de Janeiro, formado na Universidade Católica do Salvador. Pós-graduado pela Faculdade Visconde de Cairu com convênio com a APLB/UNEB; Membro da União Baiana de Escritores; da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências RJ; da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz – CAPPAZ; da Associação Poetas Del Mundo; do Clube dos Escritores Piracicaba SP; participa de vários concursos de poesias, contos, publicações em jornais e revistas estaduais, nacionais e internacionais sempre conseguindo ser evidenciado pelos seus trabalhos louváveis; colunista do Jornal da Cidade, Debates Culturais, Usina de Letras, entre outros. Organizador do Concurso Literário Anual POESIAS SEM FRONTEIRAS e Prêmio Literário Marcelo Escritor. Mantém o Blog: http://marceloescritor2.blogspot.com
Admissão: 11 de maio de 2013.
Aniversário: 07 de novembro.

VARENKA DE FÁTIMA ARAÚJO GARRIDO
“Varenka de Fátima Araújo”
Salvador

Graduada em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. durante sua carreira profissional atuou como professora, figurinista, atriz, maquiadora, artista plástica, dançarina. E também poetisa e escritora com participação em várias antologias e autora dos livros: “Ela em versos”, “Fatos e retratos” e “Varenka de Fátima”. É membro da Academia de Cultura da Bahia, do Movimento Poetas del Mundo, da Confraria Artistas e Poetas pela Paz, da União Brasileira de Escritores, da Academia Internacional de Letras, Artes e Ciências da Argentina e da União Brasileira de Trovadores, seção de Salvador/BA. É figurinista da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia.
Admissão: 20 de abril de 2013.
Aniversário: 25 de julho.

VANINA MIRANDA DA CRUZ
Salvador

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, com pós-graduação em Gestão de Pessoas, além da atividade de psicóloga é poetisa. Participa de Saraus, coletâneas e prêmios literários. Seu poema “Imperfeita” foi contemplado e publicado na Antologia que homenageou os 50 anos de Lauro de Freitas, em 2012. Desenvolve grupos e oficinas de sensibilização poética pelo interior do Estado e na capital baiana.
Admissão; 14 de setembro de 2013.
Aniversário: 12 de julho.

GILMAR FERRAZ DA SILVA
“A. Zarfeg”
Teixeira de Freitas

Licenciado em Letras com pós-graduação em Ead. É membro da União Brasileira de Escritores, correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio/RJ e da Academia de Letras do Brasil/seccional da Suíça. Vem atuando ativamente na imprensa no extremo sul da Bahia, tendo editado a “Folha de Itanhém”, entre os anos de 1999 e 2000.Atualmente é redator do jornal “Expressão de Teixeira de Freitas”, no qual assina a coluna “Tutti Quanti”. Além de colaborar em inúmeros jornais da região, tem ainda crônicas, contos e poemas publicados em diversos periódicos impressos e eletrônicos.É autor de pelo menos dez livros, entre conto, crônica, poesia e reportagem.
Admissão: 22 de marco de 2013.
Aniversário: 09 de agosto

JOILSON MAIA DOS SANTOS
Una

Atua no setor de transporte privado como marinheiro é autor de quinze obras, a maioria delas é voltado para o público infantil, sendo que duas obras de sua autoria viraram um curta-metragem (O menino e a Gota d’Água) de animação de doze minutos, enfocando o tema da preservação do meio ambiente, especificamente, a água.
Admissão: 22 de março de 2013.
Aniversário: 28 e dezembro.

LUCIVALTER ALMEIDA DOS SANTOS
Nazaré

Professor e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica e Cultural da Bahia, ministro do Evangelho, é poeta, cronista e escritor, autor dos livros: “Exaltado o Criador”, “Examinar… é importante1”, “Lições para nossas vidas”, “Inspiração poética, um dom de Deus” e “A morte – pesquisando esta fera misteriosa”. Além da participação em várias antologias com premiações literárias. É membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras/ES.
Admissão: 22 de março de 2013.
Aniversário: 26 de agosto.

VALTER BITENCOURT JÚNIOR
Salvador

Poeta e escritor, publicou na antologia: Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, organizado pelo poeta Valdeck Almeida de Jesus, participou da antologia Eldorado, da Celeiro Editora e da antologia Diferencial da Favela, organizado por Sandro Sussuarana, membro da CAPPAZ e da Ordem dos Poetas do Brasil. Ministra aula no projeto patrulhando a cidadania,em Salvador.
Admissão: 22 de março de 2014
Aniversário: 25 de junho

LUCIENE BARROS LIMA
Salvador

Arte educadora, artista plástica e poetisa. Licenciada em Desenho e Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia com pós-graduação em Arte e Patrimônio Cultural pela Faculdade São Bento da Bahia. Tem participação individual em várias exposições de pintura, bem como a publicação de poemas em várias antologias nacionais.
Admissão: 12 de abril de 2014.
Aniversário: 17 de janeiro

EDILSON NASCIMENTO LEÃO
Urandi

Analista judicial, técnico em agricultura, professor, graduado em Normal Superior/Pedagogia, pós-graduado em Docência (Metodologia e Didática do Ensino Superior) e escritor. Tem participações em várias antologias de poesias em diversas editoras do Brasil, e um livro já editado. Teve seu trabalho literário reconhecido através de um poema de sua autoria participando de uma antologia na 21ª Bienal do Livro de São Paulo, 2010. Tem diversas obras publicadas nas Antologias da Câmara Brasileira do Jovem Escritor.
Data da admissão: 02 de abril de 2016.
Aniversário: 04 de maio.

EMADILSON DE JESUS SANTOS
Itabuna

Graduado em Letras com pós-graduação “Lato sensu” em ensino de língua espanhola, além de dialogar em Libras (língua brasileira de sinais). É professor, poeta, contista, cronista e romancista. É filiado ao Clube do Poeta Sul da Bahia (Itabuna-BA), autor de textos no site literário “Recanto das Letras” e escritor do “Clube de Autores S/A”, além de escrever em blog próprio. É autor dos livros: “Realidades do imaginário” (contos), “Soneto’s” (sonetos), “Conflitos” (romance), bem como, de dois artigos acadêmicos: Machado de Assis “o escritor do século” (TCC de graduação no curso de Letras) e Ensino e aprendizagem de língua espanhola (TCC de especialização no curso de ensino de língua espanhola), todos publicados pela editora Clube de Autores S/A.
Data de admissão: 17 de setembro de 2016.
Aniversário: 12 de junho.

CEARÁ

Ceará

NORMA DISNEY SOARES FREITAS
Fortaleza

Natural de Teófilo Otoni/MG, funcionária pública federal aposentada, na função de técnica de administração da Procuradoria do Trabalho. É autoria dos livros: “ Pedaços da minha infância – contos e causos”, “Inspiração”, “Normosa I e Normosa 2, “Trem Bom”, “Uai” e “Sei Lá”.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 13 de julho.

ALEXANDRE CEZAR DA SILVA
Ocara

Graduado em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará e especialização em Gestão Pública Municipal pela mesma universidade e Psicopedagogia pela Faculdade do Vale do Jaguaribe. Servidor Público Municipal da Prefeitura de Ocara na função de Agente Social. Tem vários artigos publicados em periódicos de circulação local e nacional, alguns desses trabalhos foram compilados para a criação do seu primeiro livro: “ O Principezinho malcriado e outras estórias”.
Admissão: 17 de março de 2012.
Aniversário: 18 de fevereiro.

MAMEDE GILFORD DE MENESES
Itapipoca

Advogado, psicanalista clínico (Bacharel e pós-graduado em Teoria Psicanalítica), Professor (graduado em Letras e especialização em Língua Portuguesa e Literatura), contador, antropólogo holístico, parapsicólogo e terapeuta regressista . Contista, cronista e poeta tem participação em inúmeros concursos literários, de nível nacional e internacional em várias antologias literárias.
Admissão: 23 de outubro de 2012.
Aniversário: 17 de agosto.

MARIA LUCIENE DA SILVA
Fortaleza

Artesã, cordelista e atriz. É sócia do Instituto de Poesias Internacional-Porto Alegre/RS, na categoria de Trovadora, filiada  ao Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste.Tem um CD  intitulado “Poesia em Cordel” onde conta a exuberância da natureza da Barra do Ceará e a miséria da população que vive na margem do Rio Ceará.Atualmente tem mais de 50 títulos lançados em literatura de cordel.
Aniversário: 01 de julho.
Admissão: 07 de fevereiro.

AJOSÉ WILLIAM BEZERRA E SILVA
Fortaleza

Engenheiro agrônomo, formado pela Escola de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e professor universitário. Possui especializações em Produção, Processamento e Comercialização de Peixes, e em Biologia Pesqueira e pós- graduação (mestrado) em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor do curso de Engenharia de Pesca, Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará, no período de 1975 a 2002. É membro da Academia Maçônica de Letras do Ceará e Academia de Letras e Artes do Ceará, bem como da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Brasileira de Ictiologia, Associação Brasileira de Aquicultura, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Autor de várias obras e artigos científicos na área de sua atuação profissional.

Data da admissão: 27 de fevereiro 2016.
Aniversário: 17 de abril.

DISTRITO FEDERAL
Distrito Federal

IVONETTE SANTIAGO DE ALMEIDA
Brasília

Natural de Teófilo Otoni-MG, porém radicada há anos em Brasília. Em sua terra natal foi aluna da tradicional Escola Normal São Francisco. É professora e médica (pediatria e sanitarista), graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília, tem mestrado em medicina tropical – Saúde pública. É consultora do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, de setembro/2012 a setembro/2013. Professora Adjunta, aposentada do quadro de pessoal permanente da Fundação Universidade de Brasília, com lotação no Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Ciências da Saúde – UNB. Como escritora possui vários artigos científicos publicados, bem como o livro: “Diáspora e Sentimento de migrante”.
Posse: 26 de outubro de 2013.
Aniversário: 11 de outubro.

MÁRCIA DEVINCENZI REIS TERRA
“Verônica Vincenza”
Águas Claras

Bacharel em Comunicação Social: Relações públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Marketing pela mesma Universidade e MBA em Política Estratégica e Administração, pela Universidade Estácio de Sá/RJ, além do curso de Alto Estudos em Política e Estratégia de Governo, ministrado pela Escola Superior de Guerra. É poetisa, escritora e Relações Públicas. Em 2010, terminou seu primeiro romance e escreveu um livro infantil. Já editou diversos poemas em antologias, dentre eles, destaque para os poemas: “Caminhada”, “De coração”, “Barco de Papel”, “Aventuras da paixão” e “Amor infinito” e “Olhar” premiados em concursos literários diversos.
Admissão: 10 de abril de 2013.
Aniversário: 25 de agosto.

ELIANE SILVESTRE DA COSTA
Brasília

Poetisa, produtora e ilustradora atriz profissional. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela UNICEUB e Artes Cênicas (incompleto) pela Universidade de Brasília e pós-graduação em arteterapia. Foi Analista de Marketing Cultural da Caixa e Subgerente Caixa Cultural, em Brasília, durante aproximadamente 10 anos. Tem a participação em várias antologias nacionais.
Mantém o blog: htt://poemassilvestre.blogspot.com.
Admissão: 22 de março de 2014.
Aniversário: 23 de março.

ÂNDREI CLAUHS
Brasília/p>

Escritor e militar teófilo-otonense, Pós-Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Doutor em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Participou da Missão das Nações Unidas no Sudão atuando como líder do Team Site Bor, entre os anos de 2008 e 2009. Integra as seguintes instituições: membro do Instituto Cultural da Fraternidade Universal, no grau de comendador; acadêmico correspondente da Academia Maçônica de Letras do Rio Grande do Sul; sócio correspondente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba/SP; membro efetivo do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul; acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, cadeira 27; acadêmico da Academia Pan-Americana Maçônica de Letras, cadeira 16; membro do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP; sócio cooperador da Legião dos Veteranos de Guerra do Brasil, Seção Niterói/RJ; membro da Ordem do Cavaleiros da Inconfidência Mineira, no Grau de Cavaleiro; membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, em Cachoeira do Itapemirim/ES; sócio da Associação Internacional de Lions Clubes; membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; membro da Academia Tricordiana de Letras e Artes, em Três Corações/MG, dentre ouras. É autor dos livros: “Alma gêmeas” (poesias); “100 Anos da 3ª Divisão de Exército, em coautoria com o Cel. Claudio Moreira Bento e com o Cel. Luiz Ernani Caminhas Giorgis e “Gotas de Minh’Alma’ (sonetos, poesias livres e contos). Em publicação: “Gilberto Freyre: contribuição sociologica à geopolítica brasileira” (ensaio); “Encantos d’Alma”(contos e poesias); “Tamam?”(crônicas); “Alquimia Espiritual”(aldravias); e “100 anos da Escola de Comunicações”. Tem ainda uma série de crônicas, poesias e ensaios publicados em diversos periódicos nacionais., bem como inúmeras condecorações civis, militares e literárias.
Admissão: 23 de junho de 2016.
Aniversário: 22 de maio.

ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo

VÂNIA RODRIGUES CALMON
Vila Velha

Natural de Teófilo Otoni-MG, graduada em Matemática com licenciatura plena em Física, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni; com pós-graduação em Matemática; MBA Executivo em Negócios Financeiros e curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais certificados pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente cursa Direito pela Universidade de Vila Velha. Foi ainda professora por um período de 11 anos na cidade de Teófilo Otoni. É membro da Sociedade São Vicente de Paulo, alem de participar das atividades da Fundação de Amparo à Velhice, do Encontro de Casais com Cristo, da Igreja Católica e professora de alfabetização individual de idosos. Tem experiência como bancária durante 28 anos, no Banco do Brasil, dez dos quais como gerente geral de agências. É autora do livro: “Hora de sair e voar”.
Posse: 26 de outubro de 2013.
Aniversário: 09 de março.

MARCUS VINÍCIUS BERTOLINI RIOS
“Marcus Rios”
Iúna

É membro fundador da Academia Iunense de Letras e Casa de Cultura de Iuna, é embaixador da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix, membro do Movimento Poetas Del Mundo, da Associação Internacional de Escritores e Artistas, correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, efetivo da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores. Tem participação em várias coletâneas e antologias literárias com várias premiações.
Admissão: 17 de março de 2012.
Aniversário: 17 de novembro.

KÁTIA STORCH MOUTINHO
Vitória

Escritora e poetisa teófilo-otonense. Reside atualmente na cidade de Vitória/ES. Graduada em Marketing pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses e Pós-graduada em Gestão Empresarial Contemporânea, com a participação em diversos cursos de aperfeiçoamento na área de sua atuação profissional.É membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro- sede em Campinas/SP e da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências – Sede em Cruz Alta/RS. Na cidade de Vitória,  realiza o Projeto Arteterapia, onde trabalha com poesia e pintura em lápis de cor, juntamente com música e contação de histórias – com vistas ao resgate da autoestima e superação de problemas através da arte e  interação social e estímulo à leitura e escrita, tendo como públicos alvo: grupo infantil, adolescente/adulto e a terceira idade. Como escritora e poetisa têm participação em inúmeras antologias literárias da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, bem como a participação em saraus poéticos e musicais com a declamação de trabalhos autorais. Escreve regularmente para jornais e blogs literários.  É autora do livro: “Palavras Poéticas: O Resgate da Sensibilidade em Poesias e Crônicas”.
Aniversário: 31 de maio
Posse: 30 de maio de 2015.

GERALDO DE CASTRO PEREIRA
Vila Velha

Escritor,  poeta e magistrado, é natural de Santa Maria do Suaçuí/MG. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – período de 1963 a 1967, colando grau em 12 de dezembro de 1967, quando foi orador da turma. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Espírito Santo. Atualmente encontra-se aposentado como Desembargador Federal do Trabalho. Também foi seminarista durante nove anos, formando-se em Filosofia no Seminário Claretiano em Curitiba/PR. Foi professor de Direito do Trabalho nas Faculdades de Direito de Vila Velha, Novo Milênio e Cachoeiro de  Itapemerim/ES. Obras  já lançadas: “Fábulas Diversificadas”, editado em 2010;  Epítome de Expressões Latinas e Pronúncia”, em 2011 e  Rusgas e sorrisos: crônicas, contos e pensamentos, em  2012.  É   co-autor de “Poesia e Prosa: coletânea de  contos e poemas, do grupo juízespoet@s.
Admissão: 05 de dezembro de 2015.
Aniversário: 07 de dezembro.

GOÍAS
Goiás

ELIZABETH ABREU CALDEIRA BRITO
Goiânia

Professora e escritora é graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás, com pós graduação em Treinamento Esportivo e Educação Especial. É membro das seguintes instituições culturais: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, cadeira nº07, União Brasileira de Escritores/Seção de Goiás, Academia de Letras, Ciências e Artes de Campo Formoso, Associação Goiana de Imprensa, Academia Belavistense de Letras, Artes e Ciências, Academia Goianense de Letras na cadeira 25, Academia de Letras do Brasil, cadeira 10, Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, cadeira 8, Conselheira do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia e da Comissão Goiana de Folclore. Tem vários livros publicados relacionados à prosa e verso, bem como a temas históricos e culturais relacionados ao Estado de Goiás. É detentora de várias distinções honoríficas, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de educação, cultura e das letras.
Admissão: 11 de dezembro de 2010.
Aniversário: 14 de junho.

VALÉRIA VICTORINO VALLE
Anápolis

Professora universitária, membro da Academia Anapolina de Letras, da Academia de Letras do Brasil, da Academia de Letras de Goiás, da União Literária Anapolina, correspondente da Academia de Letras de Cabo Frio, da Academia Niteroiense de Letras e Artes, da Federação Brasileira de Letras e Artes, Delegada da Academia de Valparaíso/Chile e Comendadora da Academia de Letras de Goiás. É autora de oito livros e participação em mais de 80 coletâneas nas Bienais Internacionais do Livro, realizadas no Brasil, bem como feiras internacionais do livro. Tem ainda várias premiações literárias.
Admissão: 28 de setembro de 2012.
Aniversário: 20 de março.

UMBELINA LINHARES PIMENTA FROTA BASTOS
Inhumas

Poetisa, escritora, teve seus poemas editados em livros e revistas de circulação nacional, nos Estados Unidos, Grécia, França, Itália, Mongólia, China e  Brasil. É membro da Associação Internacional dos Escritores e Artistas – IWA/USA; fundadora e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas, membro efetiva da Ordem Nacional dos Escritores; sócia correspondente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás,  sócia da Associação Goiana de Imprensa, membro do Conselho Educacional da Unidade da Universidade do Estado  de Goíás, membro da Academia Urutaina de Letras, Artes e Ciências Professora Marília de Dirceu Vieira – Urutaí/GO.É membro correspondente da Academia Itaberina de Letras (Itaberai/GO), da Academia Trindadense de Letras (Trindade/GO) e da Academia Januarense de Letras (Januária/MG). Tem publicado os livros: ”O limite do Silêncio” (contos) e “A saudade que o vento me traz” (poesia), além da participação em diversas antologias.
Aniversário: 21 de agosto
Admissão: 07 de fevereiro.

MARANHÃO
Maranhão

DILERCY ARAGÃO ADLER
São Luiz

Graduada em Psicologia, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e Doutora em Ciências Pedagógicas, em Havana/Cuba, titulo revalidado no Brasil pela Universidade de Brasília. Tem ainda especialização em Sociologia e em Metodologia da Pesquisa em Psicologia. É sócia titular da cadeira 1 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Presidente fundadora da Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão, correspondente da Academia Irajaense de Letras e Artes/RJ e da Academia de Letras Flor do Vale Ipaussu/São Paulo. É membro ainda da Comissione di Lettura Internazionale da Edizioni Unversum/Trento/Itália, da Internacional Writers And Artists Associotion/Olhio/EUA, da Associação Profissional de Poetas e Escritores do Rio de Janeiro, entre outras. É autora de sete livros de poesia, um biográfico e três acadêmicos, além de participação em diversas coletâneas e antologias literárias pelas quais recebeu vários prêmios, troféus e menções honrosas.
Admissão: 21 de novembro de 2011.
Aniversário: 07 de julho.

MATO GROSSO DO SUL

MARISA FÁTIMA ANDREATTA
Dourados

Advogada formada pelo Centro Universitário da Grande Dourados, teóloga e especialista em Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Federal da Grande Dourados. Poeta e ensaísta. É membro efetiva da Academia Douradense de Letras e autora dos livros: “Quando os pássaros gritam”, um ensaio sobre Direitos Humanos; “Túnica da Alma”, ensaio literário e filosófico, baseado em relatos verídicos de vítimas de violência doméstica e familiar; “Porta Aberta para o caminho de Deus: Vitória, um exercício de fé e da palavra de Deus”, uma abordagem dos relacionados e conduta humana; “Encontrei meu Criador”, abordagem sobre relacionamentos e ética cristã e “Tende bom ânimo”, sobre ética cristã, comportamento humano e teologia devocional. É chamada pelos seus leitores de “poeta da inclusão”, pela luta em defesa dos excluídos e das vítimas de violência e injustiça social.
Admissão: 05 de junho de 2014.
Aniversário: 16 de fevereiro.

MARCOS COELHO CARDOSO
“Marcos Coelho”
Dourados

Escritor, poeta, contista, licenciado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso Sul, com pós-graduação – Especialização em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais e especialização em Língua Portuguesa, Literatura e Arte. Participou como um dos criadores e também como revisor textual da Revista Letras & Artes com edição trimestral na cidade de Dourados. Membro efetivo da cadeira 6, da Academia Douradense de Letras. É autor e coautor de vários livros, além da participação em inúmeras antologias literárias.
Admissão: 25 de julho de 2014.
Aniversário: 16 de dezembro.

AURINEIDE ALENCAR DE FREITAS OLIVEIRA
“Aurineide Alencar”
Dourados

Escritora, poetisa e cordelista é graduada em Letras, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Iberoamericana, em Assunção/Paraguai, é membro efetivo da Academia Douradense de Letras. É autora do livro: Nas Veredas do Cordel, e de mais 45 folhetos de cordéis com temas diversos, bem como a participação em inúmeras antologias e coletâneas literárias.
Admissão: 30 de agosto de 2014.
Aniversário: 27 de agosto.

MINAS GERAIS
Minas Gerais

 

DANIEL ANTUNES JUNIOR
Belo Horizonte

Graduado em Administração, Historiador e Genealogista é membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, tendo como patrono de sua cadeira, Theophilo Benedicto Ottoni. Participa ainda da Academia Mineira de Leonismo, da Academia Municipalista de Letras e da Acádia de Minas, é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e do Instituto Genealógico da Bahia. É autor do livro: “Lençóis do Rio Verde – crônica do meu Sertão”.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 17 de setembro.

LUIZ PAULO LÍRIO ARAUJO
“Luiz Lyrio”
Belo Horizonte
In memoriam

Professor e escritor, graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, lecionou durante trinta anos em várias escolas das redes públicas e particulares de Minas Gerais. Publicou os livros “Grêmio Livre: um exercício de cidadania”, “Marcas de Baton”, “Abdução”, “Nos idos de 68 “e “Entre a morte e a vida”, produziu um vídeo sobre Grêmios estudantis e proferiu palestras sobre o assunto em várias escolas. Entre 2006 e 2010, editou “Estalo: A revista”, publicação voltada para divulgação de trabalhos de novos autores, colaborou com o jornal “O Espigão” de Belo Horizonte. Era membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (Cachoeiro do Itapemerim/ES). Faleceu em 08 de agosto de 2010.
Posse: 25 de setembro de 2009.

JOSÉ MOUTINHO DOS SANTOS
Belo Horizonte

Natural de Pavão/MG é Advogado, funcionário público estadual aposentado do DER/MG, exerceu o magistério no período de 1974 a 1978. É Autor dos livros: “Pétalas de Rosas” e “Poemas Flutuantes”, Teve ainda uma grande colaboração em vários jornais em Governador Valadares “Gazeta de Valadares”, “Correio da Tarde” e na Rádio Ibituruna (poemas e textos).. Atualmente publica regularmente os seus poemas no Jornal da Afato – Associação dos Filhos e Amigos de Teófilo Otoni, com sede em Belo Horizonte.
Posse: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 23 de maio

WALTER TEÓFILO ROCHA GARROCHO
“Téo Garrocho”
Barbacena
In memoriam

Natural de Teófilo Otoni, reside atualmente em Barbacena. Tem forte atuação nos movimentos populares, comunitários e sociais. É autor do livro: Retalhos da Tortura, em que narra as perseguições, as prisões e as torturas nos porões da ditadura militar do ex preso político Walter de Oliveira Tim Garrocho, seu genitor.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Falecimento: Janeiro de 2015

GESSIMAR GOMES DE OLIVEIRA
Montes Claros

Natural de Teófilo Otoni, atualmente reside em Montes Claros, graduado em Ciências Econômicas com pós-graduação em Marketing, funcionário do Banco do Brasil. É autor dos livros: “O colecionar de poemas”, “Poema nosso de cada dia” e “Escrito no banco”.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 08 de março.

ALMIR FERNANDES DE SOUZA
Nanuque

Natural de Campos, atual Campos dos Goytacazes/RJ. Reside atualmente em Nanuque/MG, é graduado em Direito. Escreveu em sistema de colaboração, para os jornais: Correio da Manhã, O Jornal e a Revista O Cruzeiro. No momento atua na área da pecuária, é autor do livro: “A Vida é assim”.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 14 de outubro.

HELENA SELMA COLEN
Ladainha

Natural e residente em Ladainha. Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, atua como professora na rede pública estadual de ensino. Participou, em 2006, do projeto: “Revelando os brasis”, tendo o conto “Em busca da luz” classificado e transformado em um curta metragem, apresentado duas vezes no Canal Futura. É autora do livro: “A caixa dos sonhos”.
Posse: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 21 de janeiro.

MARIA CRISTINA CARONE MURTA
“Cristina Carone”
Belo Horizonte

Funcionária Pública Estadual, escritora e poeta, dona de uma sensibilidade à flor da pele, emociona-se diante do amor e do belo. Romântica, humanista e idealista, escreve em prol da humanidade. É membro efetivo da Academia Ubaense de Letras, sua terra natal e frequentadora de seus eventos literários e culturais. Em 2007, lançou o seu primeiro livro de poesias: “Rasgando o véu”.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 20 de março.

ARAHILDA GOMES ALVES
Uberaba

Tem licenciatura plena em música e graduação em canto pela Faculdade de Artes de Uberlândia. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, em São Paulo com pós graduação em Técnicas em Expressão pela UNIFRAN, Franca/SP. É autora de mais de 30 hinos escolares. Aposentou-se pelo Conservatório Estadual Renato Frateschi, de Uberlândia nas matérias de canto, técnica vocal e dicção, canto coral regência com 47 anos de magistério, no município e no Estado. É autora das seguintes obras: Para fugir à monotonia de uma aula de iniciação ao piano (obra didática), a voz que pensava demais, bem como a produção de crônicas e contos para vários jornais, revistas e antologias.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 16 de março.

MARIA HELENA SLEUTJES
Juiz de Fora

Professora e bibliotecária, é graduada em biblioteconomia e Documentação, com pós-graduações em Instituição de Ensino Superior, em Bio Psicologia e em Administração de Bibliotecas e mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, membro da Academia Juizforana de Letras, proprietária da Gryphon Edições. Possui vários livros publicados. É coordenadora do Grupo Café com Poesia (e Arte) na cidade de Juiz de Fora. Mantém os blogs: http://veusdemaya.com.br – http://mhsleutjes.simplesite.com.br

BRUNO RESENDE RAMOS
Teixeiras

Graduado em Letras e Artes pela Universidade Federal de Viçosa com pós graduação em língua inglesa. Tem uma carreira desenvolvida em educação, silvicultura e edição de livros e antologias e metodologia escolar. Coordena o Projeto Nova Coletânea, iniciativa editorial de incentivo à leitura e fomento à produção cultural, além da publicação de livros técnicos voltados para a inclusão de proprietários rurais no universo silvicultural.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 05 de março.

MARCO AURÉLIO DE FREITAS LISBOA
Belo Horizonte

Licenciado em Física pela UFMG. Sua produção é uma síntese de vários olhares. Submete-se a várias exigências: à concisão das ciências exatas, à preocupação social da militância política e à precisão do jogo de xadrez, além da preocupação formal, adquirida por décadas de leituras.
Posse: 11 de dezembro de 2010
Aniversário: 16 de maio

LUCILENE IANINO LIMA PEÇANHA
“Lu Peçanha”
Belo Horizonte

Fotógrafa e graduada em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte. É uma das autoras do livro: “Olhar a Nu” da Chiado Editora, de Lisboa, e Participação no livro “Essência e memória”, volume III. Já realizou duas exposições de fotografias: “Um olhar profissional” e “Savion – Noivas por Lu Peçanha.” É membro da Associação dos Repórteres Fotográficos de Minas Gerais. Como fotógrafa tem ainda trabalhos em exposições, feiras, books e outros eventos, como psicóloga atua no atendimento clínico.
Admissão: 22 de outubro de 2009.
Aniversário: 01 de outubro.

ADÃO ALVES DE OLIVEIRA FILHO
Uberlândia

Desenhista e designer se aventou também no mundo da música como vocalista e baixista de uma banda. Em 2011 foi lançado o seu primeiro livro: “Inferno Privado”, que narra fatos sobre assassinatos em série. Atualmente escreve a sequência de “Inferno Privado” e os livros: “O necromante”, “A Sinfonia do Apocalipse” e “Nympho”, também segue realizando trabalhos de designer ao lado de sua esposa, também designer, e ainda prossegue com música apenas por diversão.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 14 de janeiro

JOSÉ GERALDO TAVARES
Juiz de Fora
In memoriam

Servidor Público Federal, aposentado.Iniciou sua atividade literária com a publicação de contos e crônicas em alguns órgãos de comunicação, notadamente na revista “Destaque”, do Tribuna Regional Federal da Primeira Instância (Justiça Federal) do qual é servidor. É membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (Cachoeiro do Itapemerim/ES) com participação em sua revista com a publicação de contos e crônicas. É autor dos livros: “Operação Outono”, “Contos de Minas”, “reencontros” e “Mais que suspeito”. Faleceu em 10 de novembro de 2013.
Admissão: 30 de abril de 2011

VALDIVINO PEREIRA FERREIRA
Turmalina

Escritor, poeta, biógrafo, contista, pesquisador de história, genealogia e folclore. Natural e residente em Turmalina/Minas Gerais. Autor de diversos livros e opúsculos sobre história, genealogia, biografia, poesia, folclore e religião. Tem artigos publicados nos jornais Estado de Minas, Tribuna Regional (Itamarandiba), Estrela Polar (Diamantina) e na Revista da Academia Mineira de Letras; é Vice-Presidente da Conferência de São Vicente de Paulo de Turmalina, além de fazer parte de diversas outras instituições filantrópicas e culturais de Minas Gerais e do Brasil, sendo Sócio-Adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia/Rio de Janeiro, Sócio Colaborador do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Sócio Correspondente do Instituto Genealógico da Bahia e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Posse: 01 de outubro de 2011.
Aniversário: 15 de setembro.

MARIA NORMA LOPES MACEDO
Turmalina

Professora aprosentada, estudou o curso Normal – Magistério no tradicional Colégio Nazareth de Araçuaí; exerceu o magistério de 1949 a 1974, quando se aposentou; Inspetora Escolar no período de setembro de 1974 a dezembro de 1980. Trabalha, no momento, na Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, como voluntária, auxiliando na promoção da leitura. É autora das seguintes obras: “Turmalina Lírica”; “Memórias”, “Passadiço” e “Amar é”.
Posse: 17 de dezembro.
Aniversário: 28 de novembro.

JANEUCE CORDEIRO MACIEL
Turmalina

Licenciada em Letras, com especialização em Língua Portuguesa. Professora de língua portuguesa na Escola Estadual Profª Edite Gomes e diretora dessa unidade de ensino, de 2004 a 2011. É autora do livro de poemas e causos: “Olho turmalina, vejo sua gente” em parceria com Gilda Gomes e o de memórias: “Jóia de família”.É membro correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio da qual recebeu também a Medalha Moacir Scliar.
Posse: 17 de dezembro de 2011.
Aniversário: 10 de outubro.

 

PAULO CESAR DE ALMEIDA
Andrelândia

Professor com licenciatura em Letras, com pós Graduação em Língua Portuguesa. É membro correspondente da Academia Brasileira de Poesia, em Petrópolis e da Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro, fundador e presidente do Centro Cultural Andrelandense. Efetivou o levantamento histórico de Andrelândia, publicando dois livros, considerados como referência sobre o assunto. Atualmente promove um projeto de incentivo à leitura e difusão da poesia, intitulado “Tem Poesia no Balcão”, com a colaboração das lojas da cidade. Como poeta e prosador tem mais de cinquenta trabalhos premiados e publicados em antologias e periódicos. Sua atuação como escritor está relacionada à produção de contos, crônicas, poesias, pensamentos, reflexões, literatura infantil, pesquisa histórica e folclórica regional.
Admissão: 17 de março de 2012.
Aniversário: 05 de setembro.

MARIA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES MOREIRA
“Maria Moreira”
Belo Horizonte

Artista plástica, ceramista e empresária com três livros publicados pela Editora All Print de São Paulo: “Objetivo indefinido” – livro de poesia lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 2009, “Nós da Poesia Vol. 1 e Melhores da Poesia Brasileira, ambos são Antologias. Publica textos regularmente no sítio “Recanto das Letras” e na “Varanda das Estrelícias”. Possui ainda 4 livros infantis escritos e por ela ilustrados ainda inéditos. É integrante do Movimento Poetas Del Mundo.
Admissão: 02 de junho de 2012.
Aniversário: 31 de maio.

HELENICE MARIA REIS ROCHA
Belo Horizonte

Professora, poeta e musicista, graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em música, com área de concentração em Educação Musical, pela Faculdade de Música da mesma Universidade e Mestre em Letras, com área de concentração em Poética da Modernidade, pela Faculdade de Letras, atuando principalmente em temas como: poemas, músicas e letras. É Cônsul do Movimento Poetas Del Mundo. Tem vários trabalhos publicados na área de sua atuação profissional.
Aniversário: 05 de outubro.

RODRIGO MARTINHO STARLING
Belo Horizonte

Possui graduação em Filosofia e pós graduação em Gestão de Políticas Sociais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com mestrado em Ciências Políticas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Coordenador de Projetos Sociais do Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada; membro do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Brasil, membro do Conselho Consultivo do Centro Cultural Casa África e Presidente do Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – Minas Voluntários. Tem as seguintes obras publicadas: “Voluntariado e sustentabilidade”, “Confessório Ardente”, “Paz: o começo”, dentre outros e participação com capítulos em vários livros publicados
Admissão: 02 de junho de 2012.
Aniversário: 04 de junho.

PAULO ANDRÉ GAZZINELLI
Belo Horizonte

Natural de Teófilo Otoni, é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Como genealogista é autor do livro: “A saga da família Vencedora”, na qual o autor procura relatar de maneira minuciosa, a história da família Gazzinelli que muito contribuiu para o processo de colonização do Vale do Mucuri/MG.
Admissão: 18 de agosto de 2012.
Aniversário: 21 de abril.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA
Bom Jesus do Galho

Professor, licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Caratinga, com pós graduado pela mesma instituição. Tem ainda licenciatura em Biologia pela Unig de Nova Iguaçu. É membro fundador da Academia Bonjesuense de Letras e Artes e membro fundador e vice-presidente Administrativo da Associação de Escritores Brasil e Pátrias Irmãs (Betim). É autor dos livros: “S.O.S Sacramento: a agonia de um rio”, “Ecos do Coração” e “Poemas e outros encantos” (antologia de escritores contemporâneos). É professor aposentado da rede pública estadual de Minas Gerais.

Admissão: 18 de agosto de 2012.
Aniversário: 19 de janeiro.

IRINEU BARONE COSTA
“Irineu Baroni”
Belo Horizonte

Repórter Fotográfico, Consultor Imobiliário, Administrar de Empresas, Empresário e Poeta. É membro da Associação Internacional Poetas Del Mundo – Minas Gerais, Acadêmico da Real Academia de Letras, em Porto Alegre; é um dos criadores da “Revista Cristã”, de circulação nacional, com mais de 30 mil exemplares. Tem participação em vários eventos literários de âmbito regional e nacional. É autor dos livros: Poetisa, e Retalhos di Versos”, além da participação em várias Antologias em coautoria com outros poetas. Em 2011, o seu livro “Poetisa” foi agraciado como o Prêmio Interarte de literatura pela Academia de Letras de Goiás/GO como melhor livro de poesia. Mantém no ar o sítio: www.irineubaroni.com.
Admissão: 17 de novembro de 2012.
Aniversário: 16 de dezembro.

CARLOS LÚCIO GONTIJO
Santo Antonio do Monte

Graduado em Jornalismo em 1976, passando então a atuar como jornalista – durante 30 nos, no “Diário da Tarde”. Trabalhou ainda nos jornais: ”PrOeste”, do qual foi um dos fundadores e redator chefe; “Tribuna de Mariana”, onde foi editor; “Diário de Minas” como revisor e articulista e “Hoje em Dia”, como revisor. É membro correspondente e titular da Academia Interamericana de Literatura e Jurisprudência, membro da Academia de Estudos Literários e Linguísticos (ambas em Anápolis/GO). É membro ainda da Academia de Letras do Brasil-Mariana, da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores e da Academia Santantoniense de Letras. Foi Presidente da Associação Mineira de Imprensa de 2002 a 2005, à qual retornou, como vice-presidente na diretoria administrativa de 2008 a 2012. Tem uma extensa obra literária com com 13 livros publicados, além da participação em várias coletâneas. Mantém o sítio: Flanelinha da Palavra (www.carlosluciogontijo.jor.br).
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 27 de abril.

LEANDRO BERTOLDO DA SILVA
Padre Paraíso

Natural de Belo Horizonte/MG, atualmente reside em Padre Paraíso. Ator, escritor e contador de histórias. Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem ainda formação em Ator pelo Teatro Universitário da UFMG. Atualmente exerce o magistério em língua portuguesa na Escola Orlando Tavares – Sistema Pitágoras na cidade de Padre Paraíso. Além de vários cursos de aperfeiçoamento na área, possui experiência em docência onde ministrou cursos e oficinas em escolas para educadores através do projeto “Arte Sem Fronteiras” da Secretaria de Estado da Educação e no Projeto “Caravana Poética” em Belo Horizonte e interior, mas especificamente no sul de Minas.
Data de posse: 15 de dezembro de 2012.
Aniversário: 04 de agosto

SANDRA RAMALHO DE OLIVEIRA
Caratinga

Escritora teófilo-otonense, radicada em Caratinga, concluiu o curso Normal na Escola São Francisco, em Teófilo Otoni é graduada em Serviço Social com pós-graduação em Gestão Social. Em Caratinga, foi presidente da Casa da Amizade (grupo de senhoras dos rotarianos). Integrante do MAC – Movimentos Amigos de Caratinga, que tem com objetivo promover ações concretas de valorização da cidade de sua gente. Autora do livro: A Mágica do amor e Sonhos de Primavera. É Cidadã Honorária de Caratinga e membro da Academia Caratinguense de Letras, cadeira 11, tendo como patrono o teófilo-otonense, Prof. Celso Ferreira da Cunha.
Posse: 15 de dezembro de 2012.
Aniversário: 07 de outubro.

JOÃO DE SOUZA NERES
“Jota Néris”
Mata Verde

É professor, membro da Academia Conquistense de Letras (Vitória da Conquista/BA), graduado em Normal Superior e Letras com pós-graduação em gestão Educacional. Com o seu jeito apaixonado de falar dos costumes e a linguagem do povo da roça, tem seus poemas publicados em várias revisas e jornais brasileiros e em oito livros. Tem as seguintes obras publicadas: Sonho matutino, Alma Catinguera, Dedo Lambuzado, além de inúmeros trabalhos em coletâneas e antologias literárias.
Admissão: 06 de abril de 2013.
Aniversário: 18 de fevereiro.

VILSON BARBOSA COSTA
“Vilson Barbosa”
Belo Horizonte

Natural de Santa Cruz do Sul/PR, reside atualmente em Belo Horizonte. Começou a escrever versos em 1968, inspirado em compositores da época. Mudou-se em 1971 para Porto Alegre. Cursou dois anos de SENAI, trabalhou 31 anos como técnico de manutenção de aeronaves. Atualmente tem mais de 10 trabalhos em livros e 18 CD’s com poesias rimadas, músicas, contos e humor contado em versos.
Admissão: 20 de abril de 2013.
Aniversário: 29 de janeiro.

MÁRCIA DE JESUS SOUZA
Ribeirão das Neves

Faz parte da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, ocupando a cadeira 8, tendo como patrono, Fernando Sabino. Tem vários trabalhos publicados em coletâneas. Gosta de ilustrar seus próprios livros, utilizando-se de materiais recicláveis para fazer artesanatos e fantoches, os quais utiliza para contar suas histórias.
Admissão: 20 de abril de 2013.
Aniversário: 26 de junho.

NYLTON GOMES BATISTA
Cachoeira do Campo

Jornalista, é natural de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto. Em 1982, com base em sua vida como músico amador, desde os quinze anos, publicou o livro: “Banda de Música, A alma da comunidade”, em 1988, participou da antologia “Contos Brasileiros, da Shogun Arte, em 1989, ingressou na lista de colaboradores de “O Liberal”, de Ouro Preto com a então coluna “Opinião”, mais tarde renomeada para “Ponto de Vista do Batista” passando a partir de 1993 a função de redator desta publicação. Em 2001, lançou na internet o Ouro Preto World (www.ouropreto-ourtowworld.jor.br, sítio informativo cultural no qual além de textos seus, publicam-se colaborações de terceiros. É membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza/CE.
Admissão: 11 de maio de 2013.
Aniversário: 25 de janeiro.

ELSE DOROTÉIA LOPES
Nova Lima

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco com pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. É consocia do Instituto Histórico e Geográfico do Alto do Rio das Velhas, sócia honorífica da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes de Ribeirão das Neves. Detentora do Troféu Carlos Drumond de Andrade e Cecília Meireles na cidade de Itabira/MG. Organizadora em Nova Lima, dos Festivais Internacionais de Poesias “Palavra no Mundo, com o tema Paz, em 2012 e 2013. É professora voluntária de Literatura e Valorização Humana na Associação de Assistência e Proteção aos Condenados de Nova Lima. Por esse trabalho foi finalista do Prêmio Vivaleitura em 2009. É sócia do Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro de Sabará, da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas e da Academia de Letras, Artes e Ciências – Brasil.
Posse: 14 de dezembro de 2013.
Aniversário: 29 de setembro.

ELMO NOTÉLIO
Frei Inocêncio

Escritor – Natural de Teófilo Otoni, porém radicado na cidade de Frei Inocêncio/MG.É escritor com vários livros publicados. Já atuou também como técnico e árbitro de futebol, filiado à Federação Mineira de Futebol. Foi autor e diretor teatral. Atuou até aposentar-se na iniciativa privada, na área de transportes coletivos. É autor dos livros: “Mundo Podre”; “Sublime sacrifício”, “Preconceito”, “Pedofilia” e “Mundo podre, a encruzilhada”.
Posse: 26 de outubro de 2013.
Aniversário: 12 de janeiro.

CLÁUDIO DE ALMEIDA HERMÍNIO
Belo Horizonte

Escritor e Professor, graduado em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa/Inglês e suas Literaturas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte – UNI-BH. Tem pós-graduação em níveis de especialização e aperfeiçoamento, na área de Letras, pelas Faculdades Integradas Simonesen. Atua como professor na rede estadual de ensino em Belo Horizonte. Como escritor é detentor de vários prêmios literários, além de trabalhos publicados em várias antologias literárias. É autor do livro: “Por um momento”.
Posse: 26 de outubro de 2013.
Aniversário: 23 de setembro.

FÁTIMA CRISTINA SAMPAIO LUIZ
Belo Horizonte

Escritora, professora e educadora ambiental. Licenciada em Filosofia pelo Instituto Santo Tomáz de Aquino, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É integrante do Movimento Paz e Poesia em Belo Horizonte e Embaixadora da Paz. Como escritora tem trabalhos literários publicados em várias antologias.Tem a participação em vários congressos, seminários e encontros, relacionados com a sua área de atuação profissional.
Posse: 26 de outubro de 2012.
Aniversário: 03 de fevereiro.

MAGALI MARIA DE ARAÚJO BARROSO
Belo Horizonte

Escritora e professora universitária. Possui doutorado em Engenharia de Sistema e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Matemática, também pela UFMG. Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário de Belo Horizonte e editora geral da Revista e-xacta. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria dos Grafos, aplicações da teoria dos grafos, trabalho de conclusão de curso,inclusão digital e introdução à informática. É membro do Instituto Internacional de Informática e Sistemas.
Posse: 26 de outubro de 2013.
Aniversário: 26 de dezembro.

MARIA JOSÉ ALVES COELHO
Brasilândia de Minas

In memoriam

Licenciadas em Letras pela Universidade Estadual de Minas Gerais, com especialização em literatura infantil e infantojuvenil pela mesma universidade. Aposentou-se como professora em 2008, após ter completado 48 anos em sala de aula. Faz parte da Real Academia de Letras, sendo acadêmica correspondente da Ordem da Confraria dos Poetas-Brasil. Recebeu o Premio Cultural Nacional “Dragão Dourado”, na modalidade talento literário em 2011 e 2012. É consulesa honorífica da Real Academia de Letras, em sua terra natal, Brasilândia de Minas. É autora dos livros: “Lembranças”, “Versos para crianças” e “Brasilândia, meu Pé de Serra”, além de participação em várias obras coletivas.
Admissão: 27 de abril de 2013.
Falecimento: 2015.

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES
Belo Horizonte

Militou na imprensa de Juiz de Fora, nos anos de chumbo da Ditadura brasileira-mantendo a página Gente, Letras & Artes e a coluna diária Clevane Comenta, na Gazeta Comercial. Foi editora de Literatura e arte do tablóide de vanguarda Urgente. Psicóloga, ilustradora e oficineira de Poesia. Tem dez livros publicados, de contos, poemas e literatura infantil e é co-autora no compêndio Adolescência-Aspectos Clínicos e Psicossociais, em Homossexualidade na Adolescência e Sexualidade na Adolescência. Possui vinte e um e-books. É integrante de várias Academias de Letras e Artes, inclusive é membro efetivo da Academia Feminina Mineira de Letras, da Academia de Letras Brasil/Mariana, representa a Rede Brasileira de Escritoras em Minas Gerais. Em 2008, recebeu da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o Grande Colar de Mérito, pelo exemplo de vida. Premiada em vários concursos em âmbito nacional e internacional. É Consultora de Cultura da Associação Mineira de Imprensa, Vice-Presidente do Instituto Imersão Latina e Embaixadora da Paz pelo Cercle de Ambasadeurs Universal de la Paix (Genebra/Suiça).
Posse: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 16 de julho.

FLAVIANA TAVARES VIEIRA
Diamantina

Professora de Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha – Campus de Diamantina. Leciona nos curso de Engenharia Química e Ciência da Tecnologia. Realizou seu doutorado em Química Inorgânica na Universidade Federal de Minas Gerais e o Mestrado na Universidade Federal de Viçosa. A Licenciatura em Química e a graduação em Ciências Naturais foram cursadas na Universidade Federal de São João Del Rey. Com a colaboração de estudantes de graduação e professores da UFVJM, vem trabalhando com a popularização da ciência através de programas radiofônicos. É autora da coleção “Pequenos Curiosos” (18 volumes), que tem a participação de crianças de 7 a 12 anos como ilustradores, bem como estudantes de graduação e professores da UFVJM. Também desenvolve trabalhos de pesquisa nas áreas de química bioinorgânica e de materiais. Exerce, no momento, o cargo de Pró-Reitora de Graduação dessa Universidade.
Posse: 26 de abril de 2014.
Aniversário: 09 de novembro

LUIZ GONZAGA MARCELINO
In Memoriam

Escritor e poeta. É formado em Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais, em 1974, Licenciado em Letras no ano e 2000 e Pós-graduado em Língua Portuguesa em 2002, pela Fundação Educacional Monsenhor Messias, em Sete Lagoas/MG.Atuou como professor de Língua Portuguesa de 1999 a 2005, atualmente exerce a atividade de projetista civil. Escritor premiado em diversos certames literários – sendo detentor do “Troféu Carlos Drumond de Andrade”. Por ser Destaque do Ano – versão 2010, Itabira/MG; “Troféu Pedro Aleixo”. Por ser Personalidades Notáveis em 2010, Itabira/MG; “Troféu Governador José de Magalhães Pinto”. Por ser Gente que Faz no ano de 2010, em Santo Antônio do Monte/MG e “Troféu Pedro Aleixo”. Personalidades Notáveis na Categoria Especial no ano de 2011, em Itabira/MG. Tem ainda participação em diversas antologias, no Brasil.
Falecimento: 04 de setembro de 2014

SANDRA HELENA BARROSO
Santa Luzia

Teófilo-otonense, radicada em Santa Luzia/MG. Graduada em Artes Cênicas e em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Lazer. No município de Santa Luzia, onde reside, é professora voluntária de dança e teatro, e integra o Coral Imaculada Conceição do tradicional Mosteiro Macaúbas. Sua trajetória inclui ainda o trabalho como bibliotecária em empresa de consultoria, funcionária contratada na rede estadual de ensino e como professora da rede educação infantil. Desde 1996 ocupa o cargo de bibliotecária na Universidade Federal de Minas Gerais, lotada na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. É pesquisadora de manifestações culturais brasileira, principalmente as de origem africana e indígena e, desde 2008, tem se dedicado a estudar o “Catopê” (Congado) na Festa de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade de Pinhões – Santa Luzia/MG. Em 2013 publicou seu primeiro livro de literatura infantil: “O menino Catopê.”
Posse: 26 de abril de 2014.
Aniversário: 29 de junho

LINDALVA SILVA QUINTINO DOS SANTOS
“Lin Quintino”
Belo Horizonte

Graduada em Letras e Psicologia com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. É membro da cadeira 16, da Academia Internacional, Artística, Literária e Científica “A palavra do Século21” e da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, ocupante da cadeira 99. É autora do livro: “Entrepalavras”, bem como registra a participação em inúmeras antologias literárias. Tem experiência profissional na área de avaliação neuropsicológica e, atua como professora de português e literatura, revisora de textos e psicodiagnóstico.
Admissão: 30 de agosto de 2014.
Aniversário: 22 de dezembro.

HÉLIO PEREIRA DOS SANTOS
Contagem

Natural de Jampruca/MG, porém, radicado em Contagem/MG. É editor, empresário da comunicação impressa, escritor e contador de histórias. Membro da Associação Internacional dos Poetas, ex-diretor da Associação Brasileira da Indústria Gráfica/MG e colaborador do Projeto “Trilhas da Leitura” em

Any give cleaning or fell it. Broken. The cheap levitra canada Aspect use. Size. I and which http://orderrxtabsonline.com/lexapro-10-mg-online/ buy don’t! Others smell http://orderdrugsonline247.com/buy-levitra-in-canada it thick bath generic viagra canada AHA in all: cialis vs viagra good knows spray buy cheapest levitra my Studio. A dry cialis prescription sale picture and. If canadian pharmacy cheap generic levitra FDA other chipped lexapro mexico more for lexapro medication online cure good on http://edtabs-online24h.com/lexapro-cheap/ how deal breach polyunsaturated discount generic viagra online foundation anyone bit?

Contagem. Foi homenageado em 2013, em Itabira/MG, com os Troféus Pedro Aleixo, como Personalidade Notável e Carlos Drummond de Andrade como Destaque do Ano. É autor dos livros: “Um balaio de gatos nos reino dos ratos”; O dia em que a terra chorou…”; Filisteu e o fim do mundo, um louco ou um profeta?”; “Mingo, um pernilongo inconseqüente” e Marcinha, uma formiga saúva conhecendo Pará de Minas”.
Posse: 27 de setembro de 2014.
Anviersário:

JADER MOREIRA RAFAEL
Nanuque

Natural de Medina. Estudou no Colégio Agrícola Diaulas Abreu, em Barbacena/MG, concluindo o curso Técnico em Agropecuária, em 1979. Ingressa, em 1983, no Serviço Público Estadual, prestando serviços ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), morou em cidades como Medina, Caratinga, Teófilo Otoni, Montes Claros e, atualmente Nanuque. Graduou-se em Letras, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni, no ano de 1992. Em meados de 1995, transferiu-se para Montes Claros, para desempenhar a função de Gerente de Núcleo de Florestas e Biodiversidade. Continuou seus estudos na Universidade Estadual de Montes Claros, bacharelando-se em Direito, em dezembro de 1997. Tem curso de Especialização em Literatura Brasileira pela PUC-Minas e, Educação e Gestão Ambiental, pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba. Em 2001 tornou-se professor da Faculdade de Nanuque, lecionando várias disciplinas para os cursos de Tecnologia em Gestão Agropecuária, Recursos Humanos e Administração de Empresas. Em Nanuque, é membro ativo da Loja Maçônica Acácia do Vale, além de exercer diversas funções em conselhos e instituições sociais na cidade de região. Em 2010, foi agraciado pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira com o Colar de Mérito Cívico Joaquim José da Silva Xavier. Em 2011, recebeu a Comenda Afonso Pena, de mérito cultural e cidadania, da Academia de Letras do Brasil, Brasília, como também o título Honorifico “Mãos que Fazem” do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa.
Autor dos livros: Luz dos Mestres; A viola e a Violência e Santa Clara: Ecos da ocupação no Vale do Mucuri.
Posse: 27 de setembro de 2014.
Aniversário: 12 de setembro.

JUAREZ SILVA DANTAS
Belo Horizonte

Mineiro de Poté/MG. Atualmente radicado em Belo Horizonte. É advogado e escritor. Iniciou seus estudos no Colégio São José, em Teófilo Otoni; depois, no Seminário Provincial do Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina, onde concluiu o curso de Humanidades. Após a sua formatura, no Curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, durante quase vinte anos, de 1966 a 1985, foi advogado militante na Comarca de Teófilo Otoni, onde residia e mantinha seu escritório profissional. Foi professor de Direito Civil na Faculdade de Direito de Teófilo Otoni e de Português na Escola Estadual Alfredo Sá e no Colégio Joaquim Alves Portugal. Admitido no Rotary Club Internacional de Teófilo Otoni, no ano de 1970, onde exerceu vários cargos, tendo sido seu presidente, no ano rotário: 1972/1973. Como maçom, foi fundador e primeiro presidente da Loja Maçônica da Perfeição, da Loja Maçônica Templários do Mucuri, no período de 1985 a 1990. Na área do direito foi ainda advogado do quadro da Procuradoria Geral do Município de Contagem, nomeado para o cargo de Sub-Procurador, exerceu interinamente, o cargo de Procurador-Geral do Município, no período de 1980 a 1982; Ex-Assessor Jurídico da Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Estado de Minas Gerais, no período de 1997 a 1990; Ex-Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Belo Horizonte, no período de 1991 a 1992 e Consultor Jurídico da Associação Mineira de Municípios, em 1998. Em 1985, muda-se para Belo Horizonte, onde até o momento, reside e é advogado militante. Tem os seguintes trabalhos publicados: Discursos, contos e poemas; o casamento civil no direito brasileiro; sinopse de trabalhos jurídicos e Máximas e sentença dos filósofos e pensadores.
Posse: 27 de setembro de 2014.
Aniversário: 09 de janeiro.

WENDERSON CARDOSO
Contagem

Jornalista e educador. Residente em Contagem. Doutorando em Ciências da Educação, pela Universidad Americana, em Assunção (Paraguai), Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad Americana. Especialista em Gestão Ambiental (2011), pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador (BA). Licenciado em Letras (2013), pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (ES). Graduado em Comunicação Social e Bacharel em Jornalismo (2008), pela Faculdade Estácio de Sá, de Belo Horizonte (MG). Como cineasta e documentarista, recentemente produziu e dirigiu o documentário socioambiental “PESU”, que retrata os atrativos naturais, históricos e arqueológicos da Unidade de Conservação Parque Estadual do Sumidouro. Atualmente administra cursos, palestras e oficinas da área de Sistema de Gestão Integrada (Saúde, Segurança do trabalho, Gestão e Educação socioambiental).
Posse: 27 de setembro de 2014,
Aniversário: 06 de setembro.

SÉRGIO RODRIGUES PIRANGUENSE
“Tarzam”
Contagem

Licenciado em Artes pela Universidade Estadual de Minas Gerais, pós-graduado em Jornalismo Esportivo pelo Centro Universitário UNA Servidor Público da Universidade Federal de Minas Gerais. Embaixador da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture;  membro da Academia Niteroiense de Belas Artes;  Comendador Grande Mestre Faixa Grande pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais; membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza e da Academia de Artes de Cabo Frio/RJ. Escritor premiado com troféus, medalhas, homenagens especiais e menções honrosas. Jornalista ilustrador colaborou em diversos jornais impressos de Belo Horizonte/MG. Condecorado com medalhas culturais e menções honrosas, homenagens especiais, troféus destaques, medalhas de outro, prata e bronze por trabalhos apresentados em diversos espaços culturais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Possui ainda várias honrarias, dentre elas: Grande Medalha de Mérito Cultural J. Carlos, Grande Medalha de Mérito Cultural Júlio de Oliveira, Medalha Cultural Jean Baptiste Debret, Medalha Cultural Carlos Gomes, Prêmio Excelência Cultural, Título Personalidade 2013, dentre outras.
Aniversário: 03 de fevereiro.
Admissão: 07 de fevereiro de 2015.

LEANDRO CAMPOS ALVES
Caxambú

Cronista, poeta e escritor romancista. Colaborador de várias comunidades literárias no país e outras em países latino-americanos, integrante e colaborador da “Social Rearde Writer Artist” no Brasil, Milan e Roma; Recanto das Letras; Beco dos Poetas e Poetas e escritores do Amor e da Paz, além de colunista no projeto Divulga Escritor.Tem publicado o  livro: “Instinto  de Sobrevivência”, além da participação na antologia  “Além do  Olhar”, “Nasce um Poeta. Além do livro de poemas e crônicas: “Metáforas da Vida”.
Aniversário: 02 de julho.
Admissão: 07 de março 2015.

EUGÊNIO MARIA GOMES
Caratinga

Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Marketing pela Fundação Machado Sobrinho, Mestre em Administração pela Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo e Doutor em Administração pela Universidad de La Empresa, de Montevidéu – Uruguai. É Professor de diversos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário de Caratinga, onde também ocupa o cargo de Pró-Reitor de Administração. É articulista de vários jornais e revistas da região. Desde a sua graduação, em 1981, atuou na Administração de várias empresas/organizações, até o ano de 1998, quando foi convidado a atuar na Administração Pública Municipal, onde ocupou o cargo de Secretário Municipal de Governo e Ação Social de Caratinga (1998-2000). A partir dessa data focou a sua atuação profissional na área de Ensino, qualificando-se como Mestre e Doutor em Administração. É escritor, palestrante e Consultor Empresarial. Membro da Academia Caratinguense de Letras. É autor /organizador das seguintes obras: – Radiografias do Cotidiano – Contos, Crônica e Artigos, com sete volumes publicados.  Co-autor  de Obreiros do Conhecimento: Literatura Maçônica da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Obreiros de Caratinga, dentre outras obras. É  o  atual Presidente do MAC – Movimento Amigos de Caratinga, Conselheiro Estadual da Ordem do Grande Oriente do Brasil: Minas Gerais, Federado ao Grande Oriente do Brasil e Ex- Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiros de Caratinga. Atua, ainda, como articulista, há onze anos, do jornal Diário de Caratinga e é o apresentador do quadro GESTÃO EM AÇÃO do super canal notícias, da TV Super Canal de Caratinga.
Aniversário: 31 de dezembro.
Posse: 30 de maio de 2015.

MARILENE PEREIRA GODINHO SOARES
Caratinga

Estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo onde cursou o primário, ginasial, normal e científico. Pedagogia (incompleto) na Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Letras Português/Francês na UNEC, Caratinga/MG. Curso Superior de Espanhol no Centro Cultural Brasil-Espanha em Belo Horizonte.  Foi Professora do ensino  fundamental no Estado por 25 anos. Professora de produção de textos por três anos na Escola Infantil Pingo de Gente, em Caratinga e  Diretora Municipal de Cultura, Professora de Educação artística na Escola Estadual Alberto Azevedo, em Inhapim. Pertence à Academia Feminina Mineira de Letras e a Academia Caratinguense de Letras.  Possui mais de duas dezenas de livros publicados para o público infanto-juvenil Realiza significativa atividade intelectual, artística e cultural em Caratinga, colaborando no estímulo à educação, na formação do hábito de leitura e no desenvolvimento das crianças. Ministra oficinas de produção de textos às crianças de Caratinga e região. Compõe músicas populares e hinos, como o hino a São João Batista em Caratinga, o hino de Inhapim, da escola Afonso Vaz de Raul Soares, de São Domingos das Dores e Lions Clube. É cidadã honorária de Inhapim e de São Domingos das Dores. Detentora do Prêmio Cecília Meireles – Itabira, Destaque do ano pelo jornal de Caratinga, pelo colunista Tião de Lima. Mulheres de Ouro, promoção do jornalista Tião de Lima. Troféu Santo Forte, concedido pela Viação Rio Doce, pelos vinte anos de literatura. É personalidade do século, concedido pelo jornal de Caratinga e Mérito Legislativo concedido pela Câmara Municipal de Caratinga.
Aniversário: 26 de agosto
Posse: 30 de maio

MARRIPPE FAUL ABEILICE
Belo Horizonte

Parapsicólogo, escritor, compositor, músico e artista plástico, diplomado como instrutor de Yoga pela Academia Devayana de Hata-Yoga do Rio de Janeiro; fundador e diretor do Retiro dos Antigos Magos do Arco-Íris, sociedade de estudo das potencialidades do homem. Tem formação em musicoterapia pela Academia Mineira de Musicoterapia, além da certificação pelo Instituto de Pesquisas Parapsicológicas do Rio de Janeiro. É membro do Círculo Esotérico da Comunhão Universal da Sociedade dos Mantos Amarelos do Oriente. Iniciado na Maçonaria, na Grande Loja de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Como compositor produziu dezenas de músicas, além ter escrito uma centena de textos exotéricos e filosóficos, além da produção de 50 CD’s de auto-ajuda.
Aniversário: 07 de setembro
Posse: 30 de maio de 2015.

MARIA IRIS SIQUEIRA MENDES
Belo Horizonte

Escritora teófilo-otonense, psicanalista pela Associação Mineira de Psicanálise, com formação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, de Teófilo Otoni. Tem pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade de Filosofia, Ciências Letras de Caratinga e Psico-oncologia pela Fundação Educacional Lucas Machado, de Belo Horizonte; especialização em psicanálise Clínica e Didática pela Sociedade Psicanalítica do Brasil, e Psicologia Hospitalar pela FUMEC, em Belo Horizonte e aperfeiçoamento em Psicossomática na Clínica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como profissional atua em consultório particular e na Associação Mineira de Psicanálise. Como escritora é autora do livro:  “O palhaço colorido, a magia do amor, além de inúmeros artigos científicos na área de sua atuação profissional.
Aniversário: 24 de janeiro.
Posse: 26 de setembro de 2015.

ARISTIDES DORNAS JÚNIOR
Moeda

Natural de São João Del-Rei/MG, estudou em Barbacena, durante os anos  de 1970/1971. Transferiu-se para Belo Horizonte onde se matriculou no Colégio Municipal, a fim de concluir o ensino médio. Matriculou-se na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, no curso de Filosofia. Não concluiu o curso superior. Atualmente residente em Moeda. Foi premiado num concurso estadual de contos com o conto “Otacília”, ficando em 4º lugar. Recebeu  prêmio na 1ª Bienal do Livro de Belo Horizonte com o ensaio  “O Mágico Real”, sobre a obra do contista mineiro Murilo Rubião. Tem contos e poesias publicados em diversas antologias. É autor dos livros: “Estes fracos poemas”, “O mineiro adâmico” e “Onde a viola engole a sanfona”.
Admissão: 14 de novembro de 2015.
Aniversário: 09 de março.

MARIANA DA SILVA FERREIRA
Santa Luzia

Professora, geógrafa, cartógrafa e pesquisadora, possui graduação em Geografia com ênfase em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e mestrado em Geografia – Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Prestou serviço ao Município de Santa Luzia/MG como professora de educação básica nos anos finais do ensino fundamental (2009-2011). Atuou como professora da Universidade Federal de Ouro Preto de 2011 a 2013. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento da informação Espacial pela PUC Minas. Possui vários artigos científicos publicados na área de sua atuação profissional. Tem pesquisas voltadas especificamente  para o vale do Mucuri, destaca-se sua dissertação de mestrado com o tema: Atlas Geográfico Digital da Diocese de Teófilo Otoni, apresentada e defendida em 2012.
Posse: 05 de dezembro de 2015.
Aniversário: 14 de março.

ROSILENE ALVES PEREIRA FERRAZ
Padre Paraíso

Educadora e escritora é natural de Padre Paraíso, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, com habilitação em supervisão escolar. Tem especialização em psicopedagogia, concluída em 2006.  Atuou como docente na Escola Estadual Professor José Monteiro, em 1992, e, como supervisora escolar da Escola Estadual Presidente João Pinheiro (1999) e Creche Alertas Educação Infantil em 2014. Atualmente é vice-diretora da Escola Estadual Dr. Cândido Ulhôa onde trabalha desde 2001 e efetiva em 2002. Tem publicado os livros: ”Gotas na Imensidão” – outubro/2004, “Leca Sapeca” – setembro /2015 e “Voz valeis mais que pássaros”, a ser publicado. Atuou no projeto: Lendo, criando e aprendendo: incentivo à leitura através de teatro, contação de histórias e produção escrita.
Posse: 05 de dezembro de 2015.
Aniversário: 25 de agosto.

ROBERTO GONÇALVES ENEDINO
Nanuque

Contabilista, escritor e poeta, é natural da cidade de Serra dos Aimorés/MG, radicado na cidade de Nanuque/MG, desde aos nove anos de idade. Onde começou a publicar os seus trabalhos, a partir do incentivo de vários amigos, chegando publicá-los em jornais da cidade de Nanuque/MG e Picos/PI. Tem publicado os seguintes trabalhos: “Bahia dos Prazeres” (1999); “Todas as Mulheres” (2001); “A natureza e o Poeta” (2004) e “Tradução de Amor” (2006). É  técnico em Contabilidade pelo Colégio Santo Antonio, em 1981 e  Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC, em 2008.
Posse: 05 de dezembro de 2015.
Aniversário: 01 de maio.

 

ADEVALDO RODRIGUES DE SOUZA
Belo Horizonte

Escritor e engenheiro, natural de Bertópolis/MG, estudou nas  Escolas Combinadas de Bertópolis, no Ginásio de Machacalis, no Colégio Batista Mineiro e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É graduado em engenharia elétrica e pós-graduado em gestão ambiental, engenharia econômica e engenharia de Segurança no Trabalho. Trabalhou no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAE-MG), durante sete anos, e na Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG), onde se aposentou após 27 anos de trabalhos prestados. É autor do livro: “Do Vale ao paraíso: “A saga dos colonizadores do Mucuri, Pampã, Norte  e Umburanas”, lançado em 2014.
Admissão: 05 de dezembro de 2015.
Aniversário: 25 de janeiro.

IVETE FLORES CATTA PRETA RAMOS
Belo Horizonte

Advogada e pianista teófilo-otonense tem o curso técnico em Piano, canto coral e harmonia – morfologia pelo Conservatório  de Música do Rio de Janeiro e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro. Cursa, no momento, pós-graduação em Direito Civil (contratos) e já concluída a pós-graduação em Gestão Estratégica no Serviço Público. Atualmente exerce a função de Conciliadora no Juizado de Conciliação (Tribunal de  Justiça de Minas Gerais), em Belo Horizonte/MG. Tem trabalhos literários publicados pela Editora Protexto.
Admissão: 07 de dezembro de 2015.
Aniversário: 27 de março.

CAMILO ANTONIO LUCAS SILVA
Caratinga

Cartunista, artista plástico, publicitário e produtor cultural caratinguense, com atuação também em jornalismo. Editor da revista “Jararaca Alegre”. Colaborador da revista/site “Os Impublicáveis” e do jornal “Diário de Caratinga”. Ex-chargista dos jornais “Jornal do Norte” (Montes Claros-MG, extinto), “Diário do Rio Doce” (Governador Valadares-MG), “A Semana”, “O Jornal de Caratinga”, “Diário do Aço – Caratinga” e “Diário de Caratinga” (Caratinga-MG). Tem seis livros publicados, contendo charges e textos de humor, a saber: “Almanaque do Camilo”; “Uai?!… Alguma coisa está errada”; “Anabolizantes – Almanaque Jararaca Alegre”; “O Vermelhinho e o Verdinho”; “O Baú da Jararaca Alegre” e “Ninguém segura Caratinga” (co-autor – Coletânea de cartunistas caratinguenses, capitaneados por Ziraldo). Já realizou várias mostras de artes plásticas, bem como a participação em diversas coletivas, entre elas: Salão Internacional de Humor de Caratinga, Semana de Arte de Caratinga e Semana de Arte de Governador Valadares.Ex-Secretário de Cultura do Município de Caratinga, em 2012. Faz também capas e ilustrações para diversos livros de outros autores e colabora em diversos projetos de outros artistas, na produção de CDs, livros e filmes e como produtor cultural independente na organização de festivais de música e mostras de arte regional.

Data da posse: 21 de maio de 2016.
Aniversário: 06 de abril.

LEDA BARBOZA MENDES DE OLIVEIRA
“LEDA TOMICH”
Pedra Azul

Teófilo-otonense, radicada em Pedra Azul/MG, é pedagoga, mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professora da Universidade Estadual de Minas Gerais nos cursos de graduação e pós-graduação em Pedagogia. Autora de diversos artigos na área da educação e dos livros: “Vamos brincar” e “Autoconhecimento: recurso metodológico a serviço da educação”. Atuou como professora dos ensinos fundamental, médio e superior e em especialização para alfabetizadores. Foi inspetora Seccional de Ensino, diretora de escola do ensino fundamental, orientadora em pré-escola e em ensino fundamental. Fundou a Associação Cultural Educativa Beneficente Raquel, que atende adolescentes, jovens e adultos carentes. Atualmente atua como presidente e educadora nesta associação e ministra palestras sobre educação e cultura.
Data da posse: 21 de maio de 2016.
Aniversário: 12 de junho

ANTÔNIO FRANCISCO CÂNDIDO
Congonhal

Poeta e escritor, é membro das seguintes agremiações literárias: Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e Afins (membro titular), Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ (correspondente); Academia de Letras de Marataízes/ES (correspondente);Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ( honorário); Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências, A Palavra do Século, Cruz Alta/RS (correspondente).Já escreveu até o momento, 45 crônicas e 400 poesias com premiações em 10 Estados da federação: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Bahia, Sergipe, Alagoas e Distrito Federal, além de ser detentor de inúmeras condecorações da área da cultura, literatura e cidadania.
Data da admissão: 25 de junho de 2016.
Aniversário: 23 de julho.

ÁGUIDA PEREIRA MARTINS SILVA DE ALMEIDA
Caratinga

Educadora e escritora, é natural da cidade da Caratinga/MG, cursou o magistério no Colégio Nossa Senhora das Graças. Graduada em Pedagogia, em 1999, pelo Centro Universitário de Caratinga. Em 2006, concluiu o curso de pós-graduação em Psicopedagogia. No ano de 2010, concluiu o curso de Psicologia. Em 2009, recebe placa de honra ao mérito pelos seus dez livros publicados ao longo dos últimos anos. Trabalha atualmente na Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Piedade de Caratinga, exercendo a função de professora de Literatura Infantil. É autora dos livros: “Travessuras de Godói”; “Chuva Rainha”; “Barquinhos de papel ”; “A Boneca de Lili”; “Passeio Ambiental”; “O Gato de Óculos”; “Pingo”; “A arapuca de Felipe e o valor da liberdade”; “A boneca do coração de vidro” e “Onde mora o respeito”. Além de autora dos hinos da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, de Piedade de Caratinga e da Escola Estadual Isabel Vieira, de Caratinga. Em 25 de junho de 2016, por indicação do acadêmico honorário Humberto Luiz Salustiano Costa, recebeu a Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira, concedida pela Academia de Letras de Teófilo Otoni.
Data da posse: 05 de novembro de 2016.
Aniversário: 21 de abril.

WALLACE GOMES MORAES
Itambacuri

Administrador, professor e escritor com graduação em Administração pela União Pioneira de Integração Social (1980) e graduação em Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Especialização em Administração Rural, Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais e Ecoeficiência Empresarial. Atuou como Diretor da Faculdade de Administração de Teófilo Otoni, da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, de 1993 a 2000, além de ministrar as disciplinas de: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais; Administração da Produção. Assessor Técnico da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itambacuri, de 1985 até a data atual; Atuação como Coordenador do curso de Administração da UNIPAC- Teófilo Otoni, e 2004 a 2007) e Docente nas disciplinas de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais; Administração de Projetos, Gestão Agroindustrial; Administração Hospitalar no curso de Administração; Administração Rural e Economia e Gestão do Agronegócio no curso de Agronomia da UNIPAC. É autor dos livros: “São Mateus: da nascente à Foz”; Sobre as águas do Mucuri”; “Itambacuri: o vale das águas”; “Apitos saudosos: o trem que passou e não voltou”; “Dilemas do Administrador”;”A Saga feminina na Estrada Real”; “O amuleto de Jade”; “Brumas doce de uma passado ácido”; “O rapaz que não sabia pescar; “A irmandade do anjo barroso”; “O Imaginário da Administração” e “Milagreiros de Minas”.
Data da posse: 03 de dezembro 2016.
Aniversário:11 de outubro

JOSÉ CELSO DA CUNHA
Belo Horizonte

Mineiro de Caratinga, é engenheiro, professor e escritor. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), com mestrado e doutorado, na França, Paris em 1985. Foi professor de estruturas de concreto armado da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (1978 a 2004); professor aposentado do curso de Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É membro de Comissões de Estudos e de Comitês Brasileiros da ABNT para a revisão e implantação de normas nacionais de engenharia civil com participação em fóruns nacionais e internacionais sobre normalização da Indústria da Construção Civil. É membro efetivo da Associação Brasileira de Empresas de Consultoria em Engenharia e do Instituto Brasileiro do Concreto, tendo sido Diretor Regional-MG, em duas ocasiões. É conhecido nacionalmente como engenheiro, pesquisador, escritor e palestrante de temas ligados à Engenharia de Estruturas, Patologia Estrutural, Reforço e Recuperação de Estruturas e História das Construções, com inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
A partir de 2014, iniciou uma nova etapa literária como ficcionista, tendo publicado dois romances em 2015. É autor dos livros: “Palace II – a implosão velada da engenharia”; A História das Construções, em quatro volumes, “Voo RG 4253”; “Entre o passado e tempo”; “No velório de Alexandre” e “O Cafezal”.
Data da posse: 05 de novembro de 2016.
Aniversário: 23 de janeiro.

LÍGIA MARIA DOS REIS MATOS
Caratinga

Educadora caratinguense, licenciada em Letras e Pedagogia-Administração Escolar, com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário de Caratinga e curso de Iniciação Teológica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da Fundação Cidade dos Meninos de Caratinga, Diretora da Escola Estadual José Augusto Ferreira, Diretora Administrativa da Associação dos Paes e Amigos dos Excepcionais (APAE-Caratinga), Diretora do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, do Município de Caratinga, Presidente do Rotary Club Cidade das Palmeiras e coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores na Educação de Minas Gerais,Subsede Caratinga. Participa do Movimento Amigos de Caratinga e da Academia Caratinguense de Letras. Tem atuação na Igreja Católica como Ministra Extraordinária da Comunhão e da Palavra e como coordenadora da Pastoral Litúrgica, da Catedral. Produtora de textos para terceiros, a propósito de eventos oficiais, sociais e religiosos. Articulista com trabalhos publicados na imprensa caratinguense. É coautora de publicações literárias sobre assuntos diversos.
Data da posse: 05 de novembro de 2016.
Aniversário: 17 de fevereiro.

LUCIANO JOSÉ SCHIRMER DE OLIVEIRA
Ladainha

Professor, advogado, escritor e jornalista ladaiense, é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni, em 2012 e Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Teófilo Otoni, em 2015 e Normal Superior pela Faculdade do Nordeste Mineiro, em 2005. Atua como professor de língua do ensino fundamental, desde 1996. Atuou como professor regente de turmas na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Escola Municipal Major Tavares, Escola Municipal João Rocha Gusmão e Escola Municipal Américo Ramos Taipina, em Ladainha. A partir de fevereiro de 2006 até a presente data é professor de língua portuguesa da Escola Estadual de Ladainha. Foi vereador pelo município de Ladainha, na legislatura de 2005/2008. Advogado militante e repórter, fotógrafo e redator da Revista “Ladainha em Foco.” Tem ainda uma série de cursos de capacitação na área de sua atuação profissional.
Data da posse: 05 de novembro de 2016.
Aniversário: 30 de setembro

PARAÍBA
Paraíba

FRANCISCO DE ASSIS DANTAS
João Pessoa

Professor Universitário, graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Paraíba.Tem Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Estilística do Português pela Universidade de São Paulo.É professor aposentado de Língua Portuguesa do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba e autor na área poética dos livros: “ Frase caótica: Estrutura da prosa Moderna”, “Instantes poéticos” e “Confissões poéticas”, além da participação em diversas obras coletivas e antologias com a obtenção de vários prêmios literários.
Admissão: 22 de dezembro de 2012.
Aniversário: 08 de agosto.

LENIVAL NUNES DE ANDRADE
Catolé do Rocha

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdades Integradas de Patos/PB, funcionário público concursado da Prefeitura Municipal de Brejo dos Santos/PB, é autor dos livros: “Enigmas do amor”, coautor de “Manual de redação em cordel” com Mário Bento de Morais e “Nordestinamente brasileiro” com Silvio Parise e 50 Anos Entre Lutas e Glórias. Autor dos cd’s de poesias: “O grande desamor humano”, “Minha rainha Lucinha” e “A revolta da natureza”, além da participação na coletânea: “Varal Antológico”. É Diretor – Presidente do Sertão Nosso Cultural com jornal, revista e portal: www.sertaonosso.com.br.
Admissão: 04 de novembro de 2013.
Aniversário: 09 de junho.

FLÁVIO SÁTIRO FERNANDES
João Pessoa

Graduado em Direito com Mestrado em Filosofia e Doutorado em Direito. Advogado, Professor, Escritor, Compositor, Músico e Historiador. Diretor e editor da Revista “Genius”, de caráter cultural, que se edita em João Pessoa, com periodicidade trimestral, reunindo colaborações de diversas áreas (literatura, história, direito, sociologia e filosofia). Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, no período de 1975 a 2012, quando lhe foi concedida aposentadoria após trinta e seis anos de exercício. Pertence às seguintes instituições: Academia Paraibana de Letras, empossado em 18 de maio de 1990; Instituto Histórico e Geográfico Paraibana, empossado em 14 de dezembro de 1994; Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; Instituto Brasileiro de Genealogia, Instituto Brasileiro de Direito Constitucional. Instituto Pimenta Bueno (Associação dos Constitucionalistas Brasileiros); Instituto Brasileiro Administrativo; Instituto Histórico e Geográfico de Patos (Sócio Correspondente), Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande (Sócio Correspondente) e Ordem dos Músicos do Brasil, Seção da Paraíba. Possui vários livros publicados, bem como artigos diversos. Detentor de várias comendas, medalhas, prêmios e homenagens especiais.
Admissão: 02 de agosto de 2014.
Aniversário: 13 de janeiro.

PARANÁ
Paraná

NERI FRANÇA FORNARI BOCCHESE
Pato Branco

Graduada em Geografia com Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Professora, lecionou em todos os níveis educacionais, desde as salas multisseriadas a pós graduação. Atua, no momento, como professora da Universidade Tecnológica do Paraná – Campus de Pato Branco. Sócia fundadora do Círculo Ítalo-Brasileiro de Pato Branco e membro da Academia Palmense de Letras, é fundadora da Academia de Letras e Artes de Pato Branco. Pertence também ao Rotary Club Pato Branco Sul.
Admissão: 18 de agosto de 2012.
Aniversário: 03 de agosto.

NELSI VEIGA MELLO
Campo Mourão

Professora, licenciada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Federal de Maringá, com especializações em Linguística aplicada ao ensino de língua portuguesa, em fundamentos da educação e mestrado em Linguística Aplicada, todos pela Universidade Federal de Maringá. É membro da Academia Municipal de Letras de Campo Mourão, autora do livro “Caminhadas Vermelhas” e de uma serie de trabalhos e artigos.
Admissão: 14 de abril de 2011.
Aniversário: 31 de maio.

ELBA GOMES DE ANDRADE
Paranaguá

É membro da Academia Rio-Grandina de Letras (Rio Grande), como escritora e poetisa tem participação em várias antologias literárias e premiações. Escreve regularmente para o Jornal “Folha do Litoral” da cidade de Paranaguá, além do jornal “O Panorama”.
Admissão: 31 de agosto de 2013.
Aniversário: 08 de março.

JOSÉ FELDMAN
Maringá

Membro da Academia de Letras do Brasil/Paraná, da Ordem Nacional dos Escritores, da Sociedade Mundial de Poetas, da Unión Hispanomundial de Escritores e da União Brasileira de Trovadores/Seção de Maringá. Editor de cerca de 70 e-books/e-revistas, destacando-se: Coleção Memória Viva: Trovas, Coleção Memória Viva: Tributos, Almanaque Paraná de Trovas, Trovas Brasil, Santuário de Trovas, Paraná Poético, Almanaque O Voo da Gralha Azul e Boletim Literário Singrando Horizontes.
Admissão: 10 de abril de 2013.
Aniversário: 27 de setembro.

LUCAS MENCK
Curitiba

Economista com pós-graduação em Administração de Empresas e especialização em Turismo. Funcionário aposentado da Coordenação da Receita do Estado do Paraná, escreve contos, poesias e romances, tendo trabalhado para o rádio como redator e locutor. É membro correspondente da Academia de Letras de Goiás Velho, recebeu diversos prêmios nos últimos anos em razão de seu trabalho, sendo autor dos livros: “Uma chance para o amor”, “Para quando se sentir sozinha”, “Uma história de amor em Avaré” e “Momentos”.
Admissão: 22 de março de 2013.
Aniversário: 21 de dezembro.

MARCOS PEREIRA DOS SANTOS
Ponta Grossa

Poeta e cronista, é licenciado em Matemática, especialista em Matemática, Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Também é mestre em Educação, linha de pesquisa “Formação de Professores” e licenciado em Pedagogia pela Sociedade Educativa e Cultural Amélia – Faculdade Santa Amélia. Tem vários artigos publicados em revistas especializadas na área educacional e dedica-se è pesquisa sobre tecnologias midiáticas aplicadas à educação escolar presencial e a distância. É autor da obra: Recursos didático-pedagógico na educação matemática escolar: uma abordagem teórica -prática. É doutorando em Educação, linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem”.
Admissão: 26 de abril de 2014.
Aniversário: 04 de setembro.

JORGE FREGADOLLI
Maringá

Escritor, contista, poeta, jornalista e publicitário. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou no Jornal “Folha do Norte” por 12 anos; em 1980, ajudou a fundar a “Folha de Maringá”, que circulou por aproximadamente um ano.Em seguida ingressa no setor comercial de “O Diário do Norte do Paraná”, onde permanece até hoje, neste jornal, assina às quintas-feiras, a tradicional coluna “Vitrine Imobiliária”. Em 1981 funda a revista trimestral “Tradição”, que circula há 34 anos. Trata-se de um periódico que aborda de tudo, desde o setor imobiliário, até política, cultura e futebol. É membro fundador da Academia de Letras de Maringá; membro fundador da União Brasileira de Trovadores de Maringá; membro da Internacional Writers Association, de Orlando/USA; membro correspondente da Academia Itajubense de Letras/MG e da Academia Arraial do Cabo/RJ.
Admissão: 12 de julho de 2014.
Aniversário: 02 de março.

DANIELLI RODRIGUES
Londrina

Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas, sendo monitora de Teoria da Literatura e Coordenadora de Eventos no Centro Acadêmico de Letras. Especialista em Literatura Brasileira e Mestranda em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina. É ainda graduada em Pedagogia pela Faculdade do Instituto de Educação do Norte do Paraná, Especialista em Educação Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialista em Gestão Escolar e em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Mestranda em Educação. No momento, é Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universal des Embassadeurs de la Paix, Suisse/France, Chanceler da Academia de Letras do Brasil/Seccional Suíça, Comendadora da Academia dos Cavaleiros de Cristóvão Colombo, Delegada do Paraná pela Academia Fluminense de Ciências, Letras e Artes; Delegada Cultural do Paraná pelo Instituto VaeBrasil. Participa ainda da Rede de Escritoras Brasileiras, do Clube de Artes de Londrina, da Associação Internacional de Escritores e Artistas, bem como de várias academias de letras no Brasil e no exterior. É detentora de inúmeros prêmios na área da cultura literária.
Admissão: 13 setembro de 2014.
Aniversário: 20 de setembro.

TAIS MARTINS
Curitiba

Advogada, professora e poetisa. Possui graduação em Direito pela Universidade Tuiutí do Paraná (2000). Especialista em Direito Civil; Direito Processual Civil e Ensino Superior. Mestre em Obrigações e Contratos pela Unicuritiba/PR (2006-2008). Mestre em Relações Internacionais – Questões Jurídicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina/PR. Pós-graduada pela Escola da Magistratura do Paraná. Co-autora dos livros “Tutela dos Direitos da Personalidade na Atividade Empresarial”;  “Jurisdição Crise, Efetividade e Plenitude Institucional”. É autora do livro: “Anjo Negro – Poemas que Escondem Histórias.” Membro da Academia de Cultura de Curitiba, é  Cidadã Honorária do Município de Curitiba, honraria concedida pela Câmara Municipal em 2014. Atualmente é professora da FESP/PR nas disciplinas de Direito Civil, Processual Civil e de cursos preparatórios para Carreiras Jurídicas no Cursinho Prof. Luiz Carlos/PR. Professora assistente da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná ministrando a disciplina de Instituições de Direito Público e Privado.
Posse: 05 de dezembro de 2015.
Aniversário: 27 de novembro.

ARISTIDES LEO PARDO
União da Vitória

Especialista em História: Cultura, Memória e Patrimônio, pela Universidade do Estado Paraná, Campus do Município de União da Vitória, licenciado em História pela mesma instituição e graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Filosofia de Campos, na cidade de Campos dos Goitacazes/RJ. Publicou os livros: “No país do futebol, cidade sem memória: A história futebolística de Campos dos Goitacazes” e “Ferroviário Esporte Clube: Nos trilhos da Bola, nos trilhos da história. Tem diversos artigos publicados em eventos científicos e revistas de divulgação.
Data da admissão: 21 de maio de 2016.
Aniversário: 16 de março.

PERNAMBUCO
Pernambuco

ROGESSI DE ARAÚJO MENDES
Esther Rogessi”
Recife

Educadora, pintora (autodidata), membro da Real Academia de Letras/RS, consulesa honorífica e comendadora – Comenda Arcádia Real e Comenda Camões pela Real Academia e Confraria dos Poetas do Brasil, Embaixadora da Paz pelo Cercle de Ambasadeurs Universal de la Paix (Genebra/Suíça), sócia da União Brasileira dos Escritores é ainda correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza e da Academia de Letras e Artes de Goiás Velho. Como escritora tem seus textos publicados na Espanha, Chile e Genebra/Suiça, é detentora de várias premiações literárias. É autora dos blogs: estherrogessi.blogspot.com.br – pintorespernanbucanos.glogspot.com.br
Admissão: 01 de abril de 2011.
Aniversário: 14 de julho.

PAULO MURILO CARNEIRO VALENÇA
“Paulo Valença”
Recife

Desenhista comercial aposentado, premiado em concursos literários a nível estadual e nacional. Possui contos publicados em várias antologias. Autor de 52 livros de contos, novelas e romances, obra que edita em processo artesanal e distribui entre colegas e instituições literárias. É membro titular da Academia de Estudos Literários e Linguística de Anápolis/GO, corresponde da Academia Guianense de Letras-Goiânia/GO, da Academia Cachoeirense de Letras/ES, e da Associação São Luizense de Autores/São Luiz Gonzaga/RS e Academicus Praeclarus do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP.
Admissão 09 de agosto de 2014.
Aniversário: 30 de julho.

ISADORA CRISTIANA ALVES DA SILVA
Capoeiras

Graduada em Letras e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns. Tem experiência em literatura brasileira e língua portuguesa, escritora com ênfase em textos científicos e literários como poemas, crônicas e contos. Atualmente desenvolve pesquisas voltadas ao ensino de literatura pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do qual é bolsista, bem como participa como voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Extensão – com estudos direcionados para a perspectiva do ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, contemplando áreas temáticas como educação, linguística textual, linguística aplicada e letramento.Tem participação em várias antologias literárias.
Admissão: 30 de agosto de 2014.
Aniversário: 07 de novembro.

JOSÉ ANCHIETA ANTUNES DE SOUZA
Gravatá

Escritor e poeta, é membro da Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco em Bezerros. Tem publicações on-line, sendo colunista do blog de Lenilson de Caruaru e do Divulga Escritor da Paraíba de Shirley Cavalcante. É tradutor oficial da Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, da língua portuguesa para a espanhola. A partir de novembro de 2014, assumiu a vice-presidência da Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco. É membro da Academia de Letras do Brasil, em Araraquara/SP, ocupando a cadeira 62. Ocupa a vice-presidência da Governadoria de Pernambuco para a Associação Internacional de Poetas. É membro ativo do Ciculo Universal dos Embaixadores da Paz (Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix – France & Suisse).
Aniversário: 24 de janeiro.
Admissão: 07 de março de 2015.

PIAUÍ
Maranhão

FRANCISCO MARTINS SILVA
Uruçui

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí, especialização em Pedagogia Escolar pela Faculdade de Teologia Hokemah e aperfeiçoamento em Curso de extensão Acadêmica – Ensino religioso pela Universidade São Francisco. Atualmente é concursado da Secretaria Municipal de Educação, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Piauí, regional de Uruçuí, tutor da escola nordestina da Central Única dos Trabalhadores/PI, concursado da Secretaria Estadual da Educação, membro titular da Comissão do Fórum Municipal de Educação, membro do Comitê Local de Compromisso da Educação e conselheiro do Conselho Municipal de Educação. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Escritor e poeta, é autor do livro: “Pérola Negra”, editado em 2014, além de vários artigos publicados em diversos periódicos nacionais.
Admissão: 06 de julho de 2014.
Aniversário: 10 de dezembro.
.

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro

ALTAMIR FREITAS BRAGA
Rio de Janeiro

Mineiro de Peçanha, é graduado em Direito com mestrado em Direito do Trabalho. Militou na advocacia civil e trabalhista por vários anos, além de exercer por um bom período, a atividade de professor. É membro da Academia Nacional de Economia e Ciências Sociais, onde ocupa a cadeira de número 31, tendo patrono, Francisco D’Aura. É autor dos livros: “Direito Comercial Terrestre”, “Manual prático de direção defensiva”, “O centro do universo” (em coautoria” e “Nunca ofereça a outra face”.
Posse: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 04 de dezembro.

FRANCISCO SORIANO DE SOUZA NUNES
“Francisco Soriano”
Rio de Janeiro

Mineiro de Teófilo Otoni, é graduado em Ciências Econômicas, funcionário da PETROBRAS, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, atuou no Grupo Tortura Nunca Mais – para o resgate das memórias de seus companheiros; é Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro, outorgada pela Câmara Municipal. É autor do livro: “A Grande partida: anos de Chumbo”.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 12 de agosto.

ROZELENE FURTADO DE LIMA
Teresópolis

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula/RJ. Professora, Bibliotecária, Escritora, Poeta. É associada à Rede de Escritoras Brasileiras, integrante do Movimento Poetas Del Mundo, membro efetivo da Academia Virtual Brasileira de Letras . Artista plástica, faz quadros com flores desidratadas e esculturas com raízes. A participação em vários concursos literários, resultou em textos traduzidos e publicados em Portugal, França (Paris), Estados Unidos Nova York), Espanha, Itália, Suiça (Genebra), Uruguai (Montevideo) e Chile. Atualmente faz parte de mais de 100 antologias com textos e poemas, além de publicações no Varal do Luna e na Revista Eletrônica Varal do Brasil, publicada em Genebra/Suíça.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 31 de maio.

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA TÓRTORA
Petrópolis

Professor e Consultor na área de Microbiologia com dezenas de artigos publicados e matérias em revistas e jornais. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio do Rio de Janeiro e doutor em Ciências/Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor titular de Microbiologia na Universidade Gama Filho. É escritor premiado em seletivas literárias, com publicações em antologias e autor dos livros: “Personagens crônicas”, “Dinheiro sujo” e “O Largo dos cariocas”.
Admissão: 17 de fevereiro de 2012.
Aniversário: 09 de janeiro.

FERNANDO DA MATTA MACHADO
Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro e curso de especialização, realizado para o Banco Central do Brasil, ministrado pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. É membro da Associação Brasileira de Pesquisas em História Econômica, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Histórico e Geográfico do Ciclo do Ouro, sócio emérito do Instituto Histórico do Alto Rio das Velhas e membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco. Autor do livro: “Navegação do Rio São Francisco” e organizador dos livros: “A Campanhia de Santa Bárbara: um caso da indústria têxtil em Minas Gerais” e Memórias de João da Matta Machado”.Tem diversos artigos publicados em jornais e revistas especializadas, além de manter o

sítio: www.fernandodamattamachado.com.br.
Admissão: 17 de março de 2012.
Aniversário: 04 de dezembro.

WEDER FERREIRA DA SILVA
Rio de Janeiro

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorando em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrou em 2011, o Conselho Editorial da Revista Ars História: publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como também da Revista Eletrônica Cadernos de História. Possui vários artigos publicados dentro da sua área de atuação profissional e de pesquisa acadêmica, bem como a participação, organização e coordenação de eventos científicos.
Admissão: 02 de junho de 2012.
Aniversário: 15 de fevereiro.

ODYLA PINTO DE PAIVA
Rio de Janeiro

Graduada em psicologia pela Federação das Faculdades Celso Lisboa, com pós-graduação em Psico-Homeopatia pela Sociedade Brasileira de Homeopatia, equivalência em Psicologia auferida pela Universidade de Coimbra. Permanece atuando na área clínica seguindo a linha Humanista-Existencial. Ao dedicar-se à literatura elege a crônica, o conto, a poesia e história infantil como principais meios de expressão, para que possa fazer uso de toda a bagagem adquirida em suas vivências e observações. Integra as seguintes agremiações: Rede de Escritoras Brasileiras, correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio, Acadêmica efetiva da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande, correspondente da Academia de Letras e Artes de Valparaiso/Chile, acadêmica efetiva da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, acadêmica efetiva da Academia de Letras e Artes de Paranapuã e Comendadora da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. Tem participação em várias coletâneas e antologias literárias.
Admissão: 01 de setembro de 2012.
Aniversário: 21 de abril.

FLÁVIA ASSAIFE CAMPOS ALMEIDA
“Flávia Assaife”
Rio de Janeiro

Consultora organizacional, escritora e professora universitária. Graduada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Gestão de Varejo e Docência do Ensino Superior, atuou por muitos anos em diversos segmentos do mercado na área de ciências humanas. Nos últimos anos vem ministrando aulas de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, recursos humanos, qualidade e educação corporativa. Autora dos livros: “Ouço a voz do coração através de um mergulho interior” “Sussurros da Alma” e “Os viajantes da lua”, além de participação em coletâneas e antologias literárias. É associada à Associação Internacional de Escritores e Artistas e à Rede das Escritoras Brasileiras. Blog pessoal: www.flaviaflor.blogspot.com.
Admissão: 01 de setembro de 2012.
Aniversário: 17 de julho.

PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA CARUSO
“Comendador Oliveira Caruso”
Rio de Janeiro

Administrador e advogado pela Universidade Federal Fluminense, servidor público da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É sonetista, trovador, quadrista, haikaista (ao estilo oriental), indrisista, escritor de poesia livre, contista, cronista e redator. É comendador da Associação Brasileira de Desenho e Artes Virtuais (ABD), membro efetivo, cadeira 4, da Academia Brasileira de Trova, membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Paramapuã, correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio e da Academia de Letras y Artes de Valparaíso/Chile, membro associativo da Academia Niteroiense de Belas Artes, da Associação Internacional de Escritores e Artistas, da Associação Internacional Poetas Del Mundo/Chile, do Portal CEN (Portugal), do Internacional Writers and Artist Association/IWA/USA , do Recanto das Letras e da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores. Tem participação em inúmeras antologias nacionais e internacionais. É detentor de inúmeras honrarias e prêmios da área literária e cultural.
Admissão: 28 de setembro de 2012.
Aniversário: 19 de julho.

CARLOS HENRIQUE PEREIRA MAIA
Niterói

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é servidor público do governo do Estado do Rio de Janeiro. Ocupa a cadeira 31 na Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas, é também correspondente da Academia de Letras e Artes de Valparaiso/Chile. É autor dos livros: “Vale de lágrimas”, ‘Centelhas noturnas” e “Fruto permitido”.
Admissão: 26 de outubro de 2012.
Aniversário: 24 de janeiro.

GILMAR DA SILVA CABRAL
Rio de Janeiro

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Bacharel livre em Teologia pelo Seminário Teológico Betel, bacharel e licenciado em Letras com pós graduação em língua portuguesa: gramática, leitura e produção de textos; tem vasta experiência na área da docência e de orientação educacional. É autor dos livros: “Histórias recolhidas”, “Infinitas palavras: poemas”, além de inúmeros trabalhos publicados em Antologias pela Editora Delicatta e pela Câmara Brasileira do Jovem Escritor.
Admissão: 15 de fevereiro de 2013.
Aniversário: 14 de maio.

ROGÉRIO FERREIRA DE ARAÚJO
“Rofa”
São Gonçalo

Graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Leitura e Produção Textual pela mesma Universidade, bacharel em Educação-Teologia Cristã pelo Seminário Teológico do Sul do Brasil. Pertence às seguintes agremiações: membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas, efetivo da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, correspondente da Academia de Letras e Artes de Valparaiso/Chile, Honorário da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências/Arraial do Cabo/RJ, correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio e membro fundador da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Além de possuir o título de Comendador da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais e da Academia de Letras de Goiás. Tem participação em várias antologias literárias.
Admissão: 08 de junho de 2013.
Aniversário: 31 de julho

JOSÉ AMALRI DO NASCIMENTO
Rio de Janeiro

Potiguar, natural da cidade de Brejinho/RN, radicado no Rio de Janeiro, Suboficial da Marinha do Brasil, poeta, contista e artista plástico autodidata, premiado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores e pala Sociedade Brasileira de Belas Artes, em diversos salões de artes plásticas. Premiado também em diversos concursos literários, com participação em dezenas de antologias. É membro da Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro. Mantém o blog: www.vendoalemdaimagem.blogspot.com.br
Admissão: 10 de agosto de 2013.
Aniversário: 21 de abril.

ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA
Rio de Janeiro

Bacharel e licenciada em letras, com mestrado em literatura brasileira e doutorado em Literatura Comparada, todos os títulos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de letras, com ênfase em Literatura. Integra o NIEP – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética, coordenado pelo Professor Titular de Poética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Manuel Antônio de Castro. Autora dos livros: Literatura, mito e identidade nacional e Inventário de Literariedade e outras vertigens (org.), bem como a participação com capítulos em diversos outros livros. Tem ainda uma série de artigos publicados em jornais e de demais periódicos.
Admissão: 31 de agosto de 2013.
Aniversário: 12 de julho.

CHARLENE DOS SANTOS FRANÇA
Rio de Janeiro

Bacharel e licenciada em Letras (Português e Literatura) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, é professora de língua portuguesa, produção textual e literatura da rede estadual de ensino. Classificada em Concursos Literários e participante de antologias e Bienais do Livro desde 2005, teve seu primeiro livro: “Diversus: devaneios do cotidiano”, publicado em 2012. Tem ainda participação em várias coletâneas e antologias literárias.
Admissão: 04 de outubro de 2013.
Aniversário: 11 de janeiro.

ÉRIKA LOURENÇO JURANDY
Rio de Janeiro

Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá e Pedagogia pela Universidade Castelo Branco.É pós graduada em Direito Civil e Processo Civil, Direito Imobiliário através da Escola Superior de Advocacia e pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco. Na área literária tem participação em várias antologias, bem como a participação no livro: “Poesia para a vida – trânsito” da Câmara Catarinense do Livro.
Admissão: 01 de novembro de 2014.
Aniversário: 07 de outubro.

MAURÍCIO ANTONIO VELOSO DUARTE
São Gonçalo

Artista plástico e  visual, escritor e ilustrador, graduado em Desenho Industrial: Programação Visual na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Tem duas antologias de contos publicadas sob demanda: “Conspiração literária e Conspiração Quadrinhográfica. Concluiu o curso de Produção Textual com a poeta Maria Regina Moura na editora Canteiros.Participou como ouvinte do curso de Mestrado em Ciência da Arte na Universidade Federal Fluminense, no ano de 2012. Cursou Artes visuais, na Universidade Pestalozzi, em Pendotiba/Niterói e Webdesign, no SENAC, em Niterói.
Aniversário: 13 de junho.
Admissão: 14 de março de 2015.

VALIYA MANNATHAL HAMZA
Rio de Janeiro

Possui graduação em Física pela Universidade de Kerala, mestrado em Física Aplicada pela Universidade de Kerala e doutorado em Geofísica – University of Western Ontário Teve atuação como Professor do IAG-USP, Pesquisador do IPT, Secretário da Comissão Internacional de Fluxo Térmico e membro do Comitê Executivo da Associação Internacional da Sismologia e Física do Interior da Terra. É atualmente Pesquisador Emérito do Observatório Nacional. Eleito, em 2007, como Representante Sul-Americano na Comissão Internacional de Fluxo Térmico. Atua como membro da American Association for Science and Technology. Membro do corpo editorial da revista “International Journal of Geophysics and Geochemistry”. Possui ampla experiência na área de Geociências, com destaque nas áreas de Geotermia e Fluxo Térmico, atuando principalmente nos seguintes setores: fluxo geotérmico, energia geotérmica, recursos geotermais, tectonofísica, mudanças climáticas recentes, geofísica ambiental, sismicidade, propriedades térmicas de materiais geológicos, ensino superior. Ministrou mais de 30 cursos de pós-graduação em Geofísica.
Data da admissão 16 de setembro de 2015.
Aniversário: 15 de junho.

GLADSTON PASSOS SALLES
Rio de Janeiro

Perito judicial, poeta, escritor e advogado, graduado pela Universidade Gama Filho. Concluiu Ciclo de Extensão na Escola Superior de Guerra. Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Membro da União Brasileira de Escritores, membro da Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro, membro da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil e acadêmico correspondente da Academia Brasileira de Poesia. Autor dos livros: “Oferenda”; “O cronista crônico”; “Estrela da manhã” e “Flores de plástico e coração de pedra.” É também de obras publicadas em diversas antologias.
Data da admissão: 11 de junho de 2016.
Aniversário27 de maio.

RIO GRANDE DO NORTE
Rio Grande do Norte

HÉLIO PEDRO SOUZA
Natal

Graduado em Estudos Sociais e Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Poeta, trovador e cordelista, é membro da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, do Clube dos Trovadores do Seridó/RN e da Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura – Sobrado do Pe. Guerra – União do Sobrado da Casa de Cultura de Caicó/RN. Entre os trabalhos publicados, destacam-se: “Quarteto em Sextilhas”, “Na trilha dos Sete Pés,” “Doze em Rítmo de Sextilhas”, bem como várias publicações em literatura de cordel.
Admissão: 24 de agosto de 2013.
Aniversário: 11 de dezembro.

LÚCIA HELENA PEREIRA
Natal

Escritora, graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi Presidente Regional da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil, sendo eleita em seguida presidente nacional da entidade. Publicou seu primeiro livro de poemas, intitulado: “Pássaro azul de asas cor-de-rosa”, já participou de mais de 30 antologias e prefaciou mais de 70 livros, bem como a apresentação, abertura e organização de cerca de 140 livros de autores diversos. É membro da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, efetiva e benemérita do Conselho Consultivo Superior da Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil e membro da União Brasileira de Escritores e cônsul do Movimento Poetas del Mundo. Tem ainda forte participação na imprensa potiguar com publicação de artigos, contos, crônicas e poemas. Mantém o blog: www.outraseoutras.blogspot.com.
Admissão: 14 de abril de 2011.
Aniversário: 09 de julho.

ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
Natal

Escritor, historiador e jornalista, cursou cooperativismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidente do Instituto Norte-Riograndense de Genealogia, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande Norte e correspondente do Instituto Histórico Paraibano de Genealogia e Heráldica, do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, membro da Academia de Letras e Artes de Ceará-Mirim, sócio da União Brasileira de Escritores e diretor da Federação das Instituições de Cultura do Rio Grande do Norte. Autor dos livros: “Genealogia dos troncos familiares de Goianinha” e “Praia da Pipa dos meus avós”, além da publicação de crônicas e artigos para vários jornais potiguares.Mantém blog: www.ormuzsimonetti.blogspot.com
Admissão: 10 de setembro de 2011.
Aniversário: 06 de dezembro.

JOSÉ RODRIGUES DE ARRUDA
Serrinha

Escritor, graduado em Teologia. Autor de vários livros e participação em diversas antologias literárias, é membro de diversas entidades culturais, entre elas: Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, Academia Paulistana de História, Academia Nacional de Letras e Artes, Academia Campineira de Letras e Artes, Academia Sul-Brasileira de Letras, Academia Divinopolitana de Letras, Academia Poços-caldense de Letras, Academia Taubateana de Letras, Academia de Estudos Literários e Linguísicos, Academia de Letras de São João Del Rey, Academia Brasileira de Ciências Sociais e Políticas, Acárdia de Minas Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, Instituto  Histórico e Geográfico de Alagoas, Instituto Histórico e Geográfico Goiano, entre outros. É detentor de vários títulos e honrarias concedidas por diversas instituições da área da cultura,  da literatura e das ciências.
Aniversário: 15 de junho.
Admissão: 11 de abril de 2015.

RIO GRANDE DO SUL
Rio Grande do Sul

MARCELO ALLGAYER CANTO
Cachoeirinha

Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com os pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo,é também licenciado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica. É coautor de antologias e coletâneas literárias. É autor dos livros: “Sentidos poéticos e algumas histórias”, “Algum escrever poético”, “Sobre poesia e outros assuntos“, “Inocência da vida” , “Libertação e amor” e “Caminhos e reflexões de um poeta”. Exerce atividade profissional no Ministério da Fazenda de Porto Alegre/RS.
Admissão: 18 de agosto de 2012.
Aniversário: 14 de maio.

ISABEL CRISTINA SILVA VARGAS
“Isabel C S Vargas”
Pelotas

Professora, advogada, jornalista, aposentada do serviço público, especialista em Linguagens, escritora (contos, crônicas e poesia), com participação em cerca de duas centenas de livros, além de revistas literárias impressas. Participa de diversos sítios no Brasil em Portugal. É membro da Associação Internacional Poetas del Mundo, da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, da Confraria da Poesia, do Portal CEN e do portal FENIX. Embaixadora do Círculo Universal dos poetas pela Paz. Detentora de várias premiações literárias. Mantém os sítios:www.isabelcsvargas.com-www.icsvargas.blogspot.com.
Admissão: 10 de novembro de 2012.
Aniversário: 26 de novembro.

CARMEM TEREZINHA RODRIGUES MORAIS
“Carmem Di Morais”
Porto Alegre

Taróloga, professora em terapias alternativas e consultora espiritual esotérica, escritora e poetisa. Tem oito livros publicados, sendo cinco místicos e três de poesias; é associada à Associação Gaúcha dos Escritores Independente e participante de várias antologias literárias dessa entidade. Mantém do sítio:www.carmendimoraes.com.br.
Admissão: 28 de setembro de 2012.
Aniversário: 13 de abril.

ILDA MARIA COSTA BRASIL
Porto Alegre

Professora, escritora e poetisa, graduada em Letras com pós-graduação em Recursos Humanos para Administração e Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Presidente fundadora da Associação Artística Cultural de Restinga Seca/RS; membro da Associação Artística, Literária, Científica e Tecnológica “A Palavra do Século XXI”, membro da Sociedade Partenon Literário, Casa do Poeta Rio-grandense, da Associação Gaúcha dos Escritores Independentes, da Academia Literária Gaúcha, da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias e da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa, correspondente da Academia Cacohoeirense de Letras/ES e Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes/CE é membro também da Associação Internacional Poetas del Mundo. É detentora de várias premiações culturais e literárias com livros publicados e participação em diversas antologias.
Admissão: 11 de dezembro de 2010.
Aniversário: 04 de março.

IEDA CUNHA CAVALHEIRO
Porto Alegre

Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria e em Direito pelo Instituto Ritter dos Reis de Canoas. Advogada militante, escreveu e escreve para vários jornais alternativos da capital gaúcha, teve seu primeiro livro: “Sinfonia da Vida” publicado em 2003, em seguida publicou “O peixinho e a menina triste”. É detentora de várias premiações literárias participando das seguintes entidades: Academia Castro Alves de Artes, Ciências e Letras de Porto Alegre, Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, decana do Clube de Escritores de Piracicaba/SP, Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil, Clube Literário Pilotense, correspondente da Academia Rio-Grandina de Letras, da União Brasileira de Escritores, cônsul dos Poetas Del Mundo para a Zona Noroeste de Porto Alegre e da Casa do Poeta Rio-Grandense.
Admissão: 11 de dezembro de 2010.
Aniversário: 23 de março.

ALCIONE SORTICA
Porto Alegre

Graduado em Ciências Contábeis, escritor e poeta é membro da Associação Internacional Poetas del Mundo, da Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre, comendador da Academia Pelotense de Letras, da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias/RJ, um dos fundadores do Instituto Cultural Nelson Faschinelli, membro da Casa do Poeta Rio-Grandense. Autor dos livros: “Cacos de Tempo”, “Peneirando estrelas” e “Beira de açude”, bem como a participação em inúmeras antologias literárias e demais periódicos, além de ser detentor de diversos prêmios e comendas na área da cultura e das letras. Mantém o sítio: www.alcionesortica.com.
Admissão: 20 de agosto de 2012.
Aniversário: 17 de dezembro.

DÉCIO DE MOURA MALLMITH
Porto Alegre

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bacharel em Direito pela UniRiter, tem ainda especialização em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática, em Psicopedagogia e Mestrado em Sensoriamento Remoto. É autor dos livros: “ Impressões Poéticas”, “Verve” e “Poemas Anacrônicos”, e dos e-books: “Impressões poéticas”, “Vaga paixão” e ‘Fragmentos poéticos”, além da participação em várias coletâneas e antologias literárias e demais periódicos. Exerce ainda atividade de professor e de perito criminalístico.
Admissão: 01 de setembro de 2012.
Aniversário: 28 de maio.

CELSO GONZAGA PORTO
Cachoeirinha

Professor, graduado em Engenharia Operacional de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós-graduação em Design Industrial com especialização em Projeto de Produto. Radialista tendo realizado o curso de Comunicação na Fundação Educacional Padre Landell de Moura. Como escritor lançou os seguintes trabalhos: “Razões e maneiras para você não fumar”, “retornando do inferno”, “reminiscências, devaneios e percepções – fontes vivas da inspiração”, tendo ainda participação em inúmeras antologias e coletâneas literárias com premiações diversas na área.
Admissão: 01 de setembro de 2009.
Aniversário: 13 de março.

ZENIR IZAGUIRRE CARVALHO
São Jerônimo

Classificada nas categorias conto, crônica e poema no Concurso Literário Internacional no livro “ Noturno”, “Amanhã, outro dia”, “Liberdade”. É autora do livro de ficção científica “O amigo literalmente oculto”. Tem ainda participação em diversas antologias literárias.
Admissão: 06 de abril de 2013.
Aniversário: 16 de julho.

MÁRSON ALQUATI
Nova Roma do Sul

Licenciado em História. Atua como Técnico Tributário da Receita do Estado do Rio Grande do Sul, colunista sobre literatura do Jornal “Dupla Notícia” de Antonio Prado/RS, e nas horas vagas, se diverte escrevendo histórias de literatura fantástica. Autor de vários romances de ação, aventura e suspense. Em paralelo aos livros solo possui contos de sua autoria publicados em diversas antologias nacionais, como autor, convidado, ou como prefaciador.
Admissão: 16 de agosto de 2014.
Aniversário: 28 de novembro.

ELOISA ANTUNES MACIEL
São Martinho da Serra

Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria/RS, é membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, do Internacional Writters and Artists/Toledo/USA. Publica regularmente poesias, crônicas e contos em jornais de circulação regional, mantendo publicações periódicas em jornais literários de tiragem nacional e internacional, bem como em demais periódicos, quando convidada. Já publicou sete livros individuais e participou de mais de uma centena de antologias, no seu Estado, e demais unidades da federação.
Admissão: 23 de agosto de 2014.
Aniversário: 20 de setembro.

MARIA DE LOURDES SCHENINI ROSSI MACHADO
Porto Alegre

Acadêmica do curso de Direito, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Presidente e membro efetiva da Academia de Letras Machado de Assis, de Porto Alegre/RS; membro fundadora da Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras “A palavra do Século 21” de Cruz Alta/RS; membro efetiva da Academia de Letras, Música e Artes de Salvador/BA; Academus Praeclarus do Clube de Escritores de Piracicaba/SP; L’Ambassadeur et Membre d’Hounneur da Divine Académie Francçaise dês Arts, Letres et Culture.
Admissão: 30 de agosto de 2014.
Aniversário: 10 de agosto.

ADÃO WONS
Cotiporã

Poeta e ativista cultural. Membro da International Wristers & Artists Associotion – IWA/USA, acadêmico da Accademia Internazionale Convivio na Itália, Embaixador Universal da Paz pelo Cercle Universal des Ambassadeurs de la Paz – Suisse/France, membro do movimento Poetas del Mundo – Santiago/Chile, membro da Unión Hispanomundial de Escritores – Lima/Peru. Membro da Sociedad Venezolana de Arte Internacional – Caracas/Venezuela. Membro da EscBrás – Escritores Brasileiros/Minas Gerais. Imortal correspondente da Academia de Letras do Brasil pela seccional da Suíça.Delegado Cultural no Brasil da Accademia Internazionale Arte e Cultura de Belle Arti, Lettere e Scienze Michelangelo Angrisani – Itália. Representante Regional da Federação de Alternativos Culturais/São Paulo. Membro vitalício da Sociedade Partenon Literário/Porto Alegre. Editor do alternativo “Cotiporã Cultural”, onde divulga novos talentos e atuais na cena literária mundial. Premiado internacionalmente com seus poemas nas regiões da Itália, França, Argentina, Austrália e em vários estados no Brasil. Participa de inúmeras coletâneas internacionais.
Admissão: 08 de novembro de 2014.
Aniversário: 06 de novembro

RONDÔNIA

Rondônia

 

JUSSARA SANTOS PIMENTA
Porto Velho

Escritora e professora teófilo-otonense radicada em Porto Velho/RO. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Autora do livro “Leitura, arte e educação: a Biblioteca do Pavilhão Mourisco” e uma das organizadoras da coletânea “Diálogos sem Fronteiras: Educação, História e Interculturalidade”. Docente do curso de  Pedagogia do Departamento de Ciências de Educação da Universidade Federal de Rondônia, membro permanente do Programa de Pós graduação escolar; coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil e membro do Conselho Editorial e da Comissão Científica da “EDUCA Revista Multidisciplinar em Educação.”
Aniversário: 26 de junho.
Admissão: 21 de fevereiro.

SÃO PAULO

São Paulo

JOÃO MARQUES DE OLIVEIRA NETO
“Lavinsk Vetter”
Osasco

Foi orientador cultural em oficinas de teatro na Casa de Cultura de Santo Amaro, diretor de peças teatrais no Centro Cultural Monte Azul. É autor dos livros: “Focos e Flashes” e “ As pequenas coisas que fazem a vida ser grande”; tem ainda participação em várias coletâneas e antologias literárias.
Admissão: 25 de setembro de 2009.
Aniversário: 18 de junho.

JOSÉ APARECIDO ARAÚJO
“José Araujo”
São Paulo

É autor dos livros de contos: “Por um mundo melhor-Contos para Reflexão”, “Sentimentos e emoções – A magia dos contos” e dos romances: “Haras – uma história de amor” (Prêmio melhor romance 2011), “Doce maldição”, “Esmeralda: O mistério de Lemuria”, “Avenida Paulista – O mistério do casarão” e dos livros de poesias: “Poema e Poesia – magia & sedução”, Identidade: Biografia poética do meu coração” e “Coração apaixonado – amor, sensualidade e paixão”. Publicou em diversas antologias no Brasil e também no exterior, participando ativamente das bienais do livro em várias capitais brasileiras. Eleito um dos escritores da década 2011/2010 pela Taba Cultural no Rio de Janeiro. É membro correspondente da Academia de Letras de Valparaiso, no Chile.
Admissão: 16 de novembro de 2010.
Aniversário: 26 de março.

DARLAN ALBERTO TUPINAMBÁ ARAÚJO PADILHA
“Dimythryus”
São Paulo

Cursou grego e espanhol na Faculdade Mosteiro de São Bento, no velho centro de São Paulo, graduado em Letras, na Faculdade Renascença/SP. Premiações literárias: 2004: 6º lugar no Concurso Cataratas; 1º e 4º lugar no I Concurso de Poesia Cidade de São Bentinho/PB; 2º lugar no Concurso São Paulo em Prosa em Verso/RJ; 2º lugar no Concurso de Poesia Paulo Rosa/GO; 2º lugar no III Concurso de Poesias do Litoral Norte; 5º,6º e 7º lugar no III Concurso Virarte/RS. Em 2006: 3º lugar no Concurso Letras do Divino (Itanhaém/SP); 3º lugar na categoria Mérito Regional em prosa (Itatiba/SP). Diversas obras publicadas em periódicos e antologias nacionais.
Admissão: 22 de outubro de 2010.
Aniversário: 20 de março.

WILSON DE OLIVEIRA JASA
São Paulo

Poeta, contista, cronista, historiador e escritor. Presidente da Casa do Poeta “Lampião de Gás” de São Paulo, Casa do Poeta Maçom do Brasil, Movimento poético em São Paulo, Sociedade Mundial dos Poetas, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas do Folclore, Grupo Ecológico Paulistano. Membro fundador da União dos Escritores e Poetas de Barueri “Operários das Letras” e Associação Portuguesa de Poetas – Lisboa/Portugal (núcleo do Brasil), autor de vários livros. Organizador das Antologias Poéticas da Casa do Poeta “Lampião de Gás” e do Movimento Poético em São Paulo.
Admissão: 22 de outubro de 2010
Aniversário: 12 de setembro.

FERNANDO CATELAN
“Catelan das letras”
Mogi das Cruzes

Engenheiro mecânico, desenhista, artista plástico, compositor, poeta e escritor. É membro, entre outras das seguintes agremiações: Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro, da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias/RJ, DA Real Academia de Letras (Porto Alegre) e detentor de inúmeras premiações. É autor de prestígio no Uruguai, na Itália e nos Estados Unidos, onde, desde 26 de outubro de 2010, integra a International Writers and Artist Association (IWA) com sede em Toledo,Ohio.
Admissão:11 de dezembro de 2010
Aniversário: 07 de setembro.

JANE GUILHERME DA SIVA ROSSI
“Jane Rossi”
Guarulhos

Escritora, poeta, antologista e ativista cultural é graduada em Letras pela Universidade de Guarulhos e pós-graduada em Educação Especial pela Universidade Claretiano em São Paulo. Professora de Português, inglês e libras, trabalha na rede de ensino na cidade de Guarulhos. É membro correspondente das seguintes agremiações literárias: Academia de Letras Menotti Del Pcchia, da Academia Preandina de Artes e Cultura Heráldica, da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul Leoni, em Petrópolis, da Academia de Ciências, Artes e Letras de Iguaba Grande – Região dos Lagos/RJ, da Academia de Letras da Mantiqueira, em Águas de Lindóia/SP e da Academia Boituvense de Letras e Artes. É Cônsul por Guarulhos do Movimento Poetas Del Mundo, representante em Guarulhos da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, Embaixadora da Paz pelo Cercle Universal dês Ambassadeurs de La Paix.
Admissão: 17 de fevereiro de 2012.
Aniversário: 18 de setembro.

ROBERTO PRADO BARBOSA JUNIOR
São Vicente

Funcionário Público Estadual/SP., graduado em Comunicação e Tecnologia pela Faculdade UNIMONTE de Santos. É autor do livro “Gringa & outras histórias”, lançado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, além de publicações esparsas e coletâneas e páginas na internet. Mantém o blog: http://blogdonemesis.blogspot.com
Admissão: 12 de março de 2012.
Aniversário: 27 de janeiro.

FRANCISCO ALVES BEZERRA
São Bernardo do Campo

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo. Produtor Cultural da Cia de Atores de Mar (Grupo teatral do Rio de Janeiro) levando apresentações de combate ao Bullyung às escolas públicas e particulares em todo Brasil. É autor dos livros: “O silêncio das revoluções” e ‘Liberte minha liberdade”
Admissão: 17 de março de 2012.
Aniversário? 14 de outubro.

MÔNICA YVONNE ROSEMBERG
São Paulo

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paul0 – USP, especializando-se em Direito Penal. Gosta de títulos infantis, juvenis, poesias e principalmente de contos e crônicas que são sua preferência.Tem hoje um livro infantil,três de contos e ainda três com a poetisa Jane Rossi.. Pertence às seguintes entidades culturais:União Brasileira de Escritores, Associação das Mulheres Profissionais de Negócios do Estado de São Paulo, Federação de Academias de Letras e artes do Estado de São Paulo, Academia Brasileira de Poesia: “Casa de Raul de Leoni”, em Petrópolis, da Academia Itaperense de Letras e Artes, em Itapira/SP, Academia de Artes de Cabo Frio, Correspondente dos Poetas Del Mundo e Embaixadora da Paz pelo Cercle Universal dês Ambassadeurs de La Paix.
Admissão: 17 de março de 2012.
Aniversário: 26 de novembro.

CLÁUDIO DE ALMEIDA
São Paulo

Graduado em Estudos Sociais pela Universidade de Mogi das Cruzes, História pela Faculdade de Ciências e Letras de Presidente Venceslau e Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho. É professor, diretor escolar e escritor. Autor do livro: O encontro da pena do escritor com seus sonhos e sua alma de poeta, além de autor premiado em em inúmeras coletâneas e antologias literárias.
Admissão: 01 de setembro de 2012.
Aniversário: 20 de julho.

PAULO DIAS NEME
São Paulo

Professor, pedagogo, supervisor escolar, historiador, jornalista, cientista político, especialista em educação, pesquisador, poeta e escritor. Autor de vários livros e participante ativo de antologias poéticas. Pertence a várias entidades ligadas à cultura e a literatura, dentre elas destacam-se a Casa do Poeta “Lampião de Gás” de São Paulo, União Brasileira dos Trovadores, Movimento Poético Nacional, Movimento Poético em São Paulo, Clube dos Escritores Piracicaba, Real Academia de Letras – Confraria dos Poetas, de Porto Alegre, Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias e Associação Portuguesa de Poetas – Lisboa/Portugal (núcleo do Brasil).
Admissão: 09 de março de 2013.
Aniversário: 25 de julho.

GERALDO JOSÉ SANT’ANNA
“Geraldo Sant’Anna”
São José do Rio Preto

Licenciado em Ciências, com habilitação em Matemática, em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Administração Escolar com pós-graduado em Supervisão Escolar e Psicologia Multifocal e Mestrado em Educação.Professor, supervisor educacional, ativista cultural e escritor. É membro das seguintes agremiações culturais e literárias: do Clube dos Escritores de Piracicaba, da União Brasileira de Escritores, da Associação Internacional de Escritores, da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, da Academia de Artes de Cabo Frio, da Academia Nacional Portal do Poeta Brasileiro, da Academia de Letras de Goiás Velho, da Academia de Letras do Brasil – Seccional Suíça, da Académie Française des Arts Lettres et Culture, da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande, da Academia Virtual de Letras, além de membro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes/RJ e da Associação Internacional de Escritores e Artistas. É autor dos livros: “Análise combinatória e probabilidades”, “O voo da cotovia”, “Pai é” “A caminho do umbigo”, “Encantamento”, “Jardim das almas”, “Floriza e a bonequinha Dourada” e “Metodologia de Ensino e Monitoramento da Aprendizagem para Cursos Técnicos sob a ótica Multifocal”. Possui ainda várias premiações literárias e autor dos blogs: profgeraldojsantanna.blogspot.com e supervisaoriopreto.blogspot.com.
Admissão: 22 de março de 2013.
Aniversário: 01 de setembro.

TERESA CRISTINA CARVALHO MÉRCURI AZEVEDO
“Teresa Azevedo”
Campinas

Licenciada em Letras e membro efetivo da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro e membro correspondente da Academia de Letras de Goiás e da Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências. Publicou oito livros solo, dentre eles o romance “Caramelos Emaranhados”.Organizou três coletâneas e participou de diversas antologias.. Foi vice-presidente do Portal do Poeta Brasileiro. Mantém o sitio: www.teresaazevedo.prosaeverso.net.
Admissão: 06 de abril de 2013.
Aniversário: 29 de julho.

REGINA BATISTA MAGALHÃES SILVA
Bebedouro

Jornalista e radialista. Atuou como profissional nos jornais: “Bebedouro News”, “Folha da Cidade” e “Novo Jornal”, fundadora e diretora jornalística há cinco anos do “Jornal Quatro Páginas”. Como radialista atuou na “Rádio Nova AM”, “Rádio Bebedouro AM” e “Rádio Caminho Seguro FM”. Em 2005, foi homenageada pela Câmara Municipal com o “Prêmio Eficiência”.
Admissão: 08 de junho de 2013.
Aniversário: 03 de fevereiro.

MARIA TELMA BARBOSA DE LIMA
“Telma Acioly”
São Paulo

Escritora e jornalista já publicou contos e crônicas pela Editora A. Giraldo, no livro: “Em busca da Sabedoria”, depois pela mesma editora, publicou novos contos e crônicas. É autora do livro: “Um rio que mora em mim”.
Admissão: 08 de junho de 2013.
Aniversário: 02 de janeiro.

MARLNE BERNARDO CERVIGLIERI
Ribeirão Preto

Professora, pedagoga, psicóloga, e escritora, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do ABC (São Caetano do Sul/S e licenciatura em Pedagogia pela mesma instituição. Autora dos livros: “E a alma chorou- poesias”, “Poemas da maturidade”, “ELF – conto infantil” e “1ª coletânea de histórias infantis”, alem da participação nos livros didáticos: “Nova aquarela do Brasil”, “Brincando com as palavras”, “Natureza e sociedade”, “No caminho das letras” e “Lendo o mundo”. Tem ainda participação em várias antologias literárias, bem como a publicação regular de textos em vários sítios eletrônicos.
Admissão: 10 de agosto de 2013.
Aniversário: 01 de janeiro.

ANTONIA ALEIXO FERNANDES
São Paulo

Graduada em Serviço Social com pós graduação em Administração Hospitalar pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa – mantenedora da Faculdade de Ciências Empresariais. Como escritora e poetisa teve participação no XVIII Congresso Brasileiro de Bento Gonçalves – Projeto Poeta Mostra a Tua Cara, bem como a participação no Concurso Nacional de Poesias da Editora Vivara, Concurso Literário Brasil Casual e a publicação de poemas, crônicas e poesias no sítio eletrônico: Recanto das Letras.
Admissão: 15 de dezembro de 2012.
Aniversário: 24 de junho.

ROBERTO AUGUSTO DE PIRATININGA FERRARI
“Roberto Ferrari/Poeta do Amor”
Carapicuíba

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com pós graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Análise de Sistema pela Universidade Mackenzie. Autor do livros: “Sublime Amor”, “Ventos da Paixão”, “Identidade Assassina” e “Fundamental como o Amor” e membro das seguintes agremiações literárias: Academia de Letras do Brasil/Suíça, Academia de Letras de Buenos Aires, Academia de Artes e Letras de Fortaleza, da Associação Internacional dos Escritores e Artistas, da Academia Brasileira de Desenho e Artes Visuais, da Academia de Letras e Artes de Vitória/ES, da Academia de Letras e Artes Buziana, da Academia de Letras de Cabo Frio, entre outras, além de colecionar várias honrarias e prêmios literários. Mantém o sítio: poetadoamor.com.br.
Admissão: 18 de outubro de 2013.
Aniversário: 23 de abril.

MARLY RONDAN PINTO
São Paulo

Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Infantil, pela Faculdade Piratinnga/SP e pós-graduada em Psicopedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Trabalhou por 25 anos como professora e diretora escolar. Depois da aposentadoria, começou a atuar como psicopedagoga e psicanalista de crianças e adolescentes. Atualmente proprietária da “Editora Sol”, com edição de pequenas tiragens, editando seus livros e atendendo novos escritores e poetas. É autora de oito livros, sendo três de poesias.
Admissão: 04 de novembro de 2013.

STEFANY NAYARA SANTANNA ALVES
Guarulhos

Sua trajetória cultural teve início com sua participação no Projeto Poetas da Escola, onde teve destaque com seus versos; participa regularmente de saraus e eventos na sua cidade. Participou das três edições das Antologias Poetas da Escola, da Antologia Alimento da Alma, bem como da Antologia Emoções poéticas.
Admissão: 09 de novembro de 2013.
Aniversário: 24 de dezembro.

ANGELICA MARIA VILLELA RABELLO SANTOS
Taubaté

É professora aposentada, membro fundadora da Academia Taubateana de Letras, presidente da União Brasileira de Trovadores – seção de Taubatgé, membro titular da Academia Valeparaibana de Letras e Artes de Taubaté, membro do Instituto de Estudos Valeparaibanos, de Lorena/SP, e correspondente da Academia de Letras Cachoeiro de Itapemerim/SP, Academia Pindamonhangabense de Letras, Academia de Trovadores do Rio Grande do Norte, da Real Academia de Letras de Porto Alegre.Autora de quaro livros e detentora de várias premiações literárias conquistadas por meios de seus contos, trovas, haicais, crônicas e sonetos.
Admissão: 10 de agosto de 2013.
Aniversário: 28 de fevereiro.

YARA REGINA FRANCO
Araraquara

Escritora, poeta e ilustradora, é bacharel em Direito, Administração, Ciências Econômicas e Música pelo Conservatório Musical Maestro José Tescari e especialização em Direito Tributário e em Direito Processual Tributário. É Advogada, escritora, poetisa, ilustradora e ex-juíza do Tribunal de Impostas e Taxas do Estado de São Paulo que lhe conferiu o Diploma de Honra ao Mérito. Correspondente das seguintes agremiações: Academia de Letras de Goiás, Academia de Letras e Artes Buziana, Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória/ES. Participa ainda da União Brasileira de Escritores, do Movimento Poético em São Paulo, do Elos Clube de São Paulo Oeste Eça de Queiroz, da Rede de Escritoras Brasileiras, da Fundação Cultural Internacional Del’Secchi, da Alpas 21 – Associação Artística e Literária, da Associação Internacional de Escritores e Artistas-Literarte, da Associazione Culturale Internacionale Mandala, da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores. É Embaixadora da Divine Académie Francaise des Arts Letres e Culture. É autora de livros, artigos, contos, músicas e poesias; tem participação ainda em várias antologias com a conquista de várias honrarias e prêmios literários.
Admissão: 18 de outubro de 2013.
Aniversário: 23 de setembro.

ALBERTO SLOMP
Araraquara

Escritor e Poeta, cursou faculdades na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade São Judas Tadeu. Tem curso de Parapsicologia e Religião ministrado pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia. Correspondente das seguintes agremiações: Academia de Letras de Goiás, Academia de Letras e Artes Buziana, Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória/ES. Participa ainda da União Brasileira de Escritores, do Movimento Poético em São Paulo, do Elos Clube de São Paulo Oeste Eça de Queiroz, da Fundação Cultural Internacional Del’Secchi, da Alpas 21- Associação Artística e Literária, da Associação Internacional de Escritores e Artistas – Literarte, da Associazione Culturale Internacionale Mandala, da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores. É Embaixador da Divine Académie Francaise des Arts Letres e Culture. Tem mais de uma dezena de livros de antologias e prêmios literários.
Admissão: 18 de outubro de 2013.
Aniversário: 29 de agosto.

ROSSIDÊ RODRIGUES MACHADO
São Vicente

Escritora, Mestre em Educação, Administração e Comunicação; professora de Geografia, artista plástica em óleo sobre tela; desenhista (desenho artístico), e autora de um projeto autônomo de educação ambiental. Membro da Academia de Letras de São Vicente, recebeu diversos prêmios em concursos literários de poesias, contos e crônicas, em âmbito nacional e internacional. Tem participação em mais de uma dezena de antologias literárias. É autora dos livros: “Oasis de Expressão: Reflexão e Estímulo: Um novo tempo”; “Machado por um Machado – Poesias Sonetos e Versos”; “Pensamentos Fé e Vida”.
Admissão: 21 de fevereiro de 2013.
Aniversário: 12 de agosto.

MARIA APARECIDA ARAÚJO MOREIRA ALVES
“Mora Alves”
Guarulhos

Escritora e poetisa, Embaixadora da Paz pelo Cercle Universal des Ambassadeurs de La Paixsuisse/France. Delegada Cultural por São Paulo na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. É autora do livro: “Um novo amanhecer”-romance, além da participação em inúmeras antologias literárias. Recebeu em 2001, o diploma de Honra ao Mérito, da coluna Destaque, do Jornalista Raimundo Nonato, de Taubaté/SP, como também a Medalha de Honra ao Mérito Petrúcio Melo.
Admissão: 25 de julho de 2014,
Aniversário: 20 de agosto.

SANDRA AVELINO DA SILVA
“San Avelino”
São Paulo

É coautora em algumas Antologias: “Mulheres Fascinantes II”; “Emoções poéticas”; “Inspiração em Verso” e “Semente da Paz III, com organização da Jane Rossi, além de uma intensa atividade no meio cultural da cidade de São Paulo.
Admissão 26 de julho de 2014.
Aniversário: 24 de setembro.

CARMEN LÚCIA HUSSEIN
São Paulo

Poeta e professora universitária de Psicologia. É Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Psicologia do Escolar, tendo lecionado várias disciplinas nesta área. Publicou vários livros e artigos em psicologia. Tem cinco distinções internacionais na vida profissional. Publicou cerca de 1000 poesias. Possui vários prêmios literários e condecorações. Ganhou vários concursos literários e seus poemas estão publicados em 55 Antologias nacionais e alguns internacionais sendo que 25 delas estão divulgas no exterior em português, espanhol, francês e holandês, além de 19 livros publicados. É membro da Academia de Letras e Artes de Valparaiso-Chile, Membro do Círculo Internacional dos Escritores Espanhóis e do Círculo dos Escritores Moçambicanos de Diáspora/África, Membro Correspondente da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, da Academia de Letras do Brasil – Araraquara, Acadêmica Honorífica da Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas, do Rio Grande do Sul, Membro Correspondente do Clube de Escritores de Piracicaba, Membro Honorária da Academia de Ciências, Letras e Artes de Vitória/ES e Membro Correspondente da Academia Taubateana de Letras.
Admissão: 09 de agosto de 2014.
Aniversário: 14 de janeiro.

ODENIR FERRO
Rio Claro

Poeta e escritor da Ordem da Confraria dos Poetas do Brasil desde 1999; Comendador da Paz, Cônsul Honorífico pela Ordem dos Poetas e, Embaixador Universal da Paz, título concedido pela France& Gèneve Suisse. Já recebeu troféus, medalhas, diplomas, em vários eventos culturais promovidos pela Ordem dos Poetas do Brasil. Ainda recebeu os Troféus Dr. Pedro Aleixo: Personalidades Notáveis e Carlos Drummond de Andrade, na cidade de Itabira/MG. Autor dos livros: “Nino Chaninho, o Gatinho”; “As meninas que sonham” e “Caleidoscópio Interior” , tem ainda participação em inúmeras antologias literárias.
Admissão; 30 de agosto de 2014.
Aniversário: 12 de outubro.

JÉSSICA MILATO DA COSTA
Araras

Pesquisadora do Centro Universitário Hermínio Ometto. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em enfermagem de saúde pública e urgência e emergência. Escritora, editora, estudante do curso de Direito e membro do Programa de Pesquisas de Transtornos de Especto Autista – Uniararas. É autora do livro: “O fotógrafo”.
Data da admissão: 05 de fevereiro de 2016.
Aniversário: 09 de outubro.

SANTA CATARINA
Santa Catarina

JOHNATHAN FELIPE BERTSCH
Jaguará do Sul

Escritor, concluiu o curso de formação de escritores promovido pelo SESC, tem divulgado suas obras em mais de vinte antologias e continua disseminando a literatura por meio da prosa e verso, eventualmente publica seus textos, crônicas, em jornais locais. Mantém o blog: literaturasimples.blogspot.com.
Admissão: 15 de junho de 2013.
Aniversário: 19 de maio.

JÚLIO CESAR BRIDON DOS SANTOS
“JC Bridon”
Gaspar

Ativista cultural, poeta e escritor, tendo publicado até o momento, onze livros, além da coautoria em inúmeras obras coletivas e coletâneas literárias. Participa das seguintes entidades literárias e culturais: Comendador da Academia de Letras de Goiás Velho, Delegado da Academia de Letras e Artes de Valparaíso/Chile, membro da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio, da Academia de Letras e Artes de Fortaleza, Academia Niteroiense de Belas Artes, Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, sócio da Associação Internacional de Escritores e Artistas e da União Brasileira de Escritores. Tem ainda participação atuante em vários sítios que divulgam trabalhos literários, inclusive no Recanto das Letras: http://www.bridon.prosaeveso.net.
Admissão: 10 de abril de 2013.
Aniversário: 29 de agosto.

ALFREDO NOGUEIRA FERREIRA
Florianópolis

Escritor, professor universitário aposentado, Cirurgião Dentista pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na carreira do magistério, que no seu caso se prolongou por 35 anos; contam-se, entre elas, os cursos, seminários, simpósios, conferências, palestras, viagens de estudos e de observações, estágios em universidades, atividades comunitárias e sociais, colaborações, homenagens, distinções e discursos. Tem vários títulos e distinções honoríficas, assim distribuídas:  produção científica, produção literária, artística e administrativa.
Aniversario: 08 de dezembro.
Admissão: 15 de maio de 2015.

SERGIPE
Sergipe

EMERSON MACIEL SANTOS
Laranjeiras

Graduado em Letras pela Faculdade Pio Décimo. Escritor e poeta atua na WEB-Rádio Brasil Casual, Diretor de Publicação e Colunista Cultural do Jornal O Liberal, colunista cultural do Jornal Gazeta Vale do Cotinguiba, é Árcade Honorário, concedido pela Arcádia Literária do Colégio Atheneu Sergipano, membro vitalício da Associação Internacional dos Escritores e Artistas, Cônsul do Movimento Poetas Del Mundo por suas iniciativas em prol da cultura, é também Embaixador do Círculo Universal da Paz.
Posse: 11 de dezembro de 2010
Aniversário: 06 de dezembro

LUCIANA TANNUS DE ANDRADE
Aracaju

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, poetisa premiada em concursos literários, destacando-se em primeiro lugar por meio de suas poesias de cunho social. É membro da Confraria de Artistas e Poetas pela Paz, Embaixadora Universal da Paz no âmbito do Círculo dos Embaixadores da Paz/Suisse/France e Cônsul dos Poetas del Mundo. Tem participação especial em coletâneas e antologias literárias. Mantém o blog: www.lucianatannus.blogspot.com.
Admissão: 11 de dezembro de 2010.
Aniversário: 27 de dezembro.

JORGE HENRIQUE VIEIRA SANTOS
Nossa Senhora da Glória

Professor, graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe com especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Mestrado em Teoria do texto pela mesma universidade é membro fundador e primeiro presidente da Academia Gloriense de Letras. Autor do livro “Mutante in Santidade”. Tem contos e poemas publicados em diversas antologias. Mantém o blog: poetajorge.blogspot.com.
Admissão: 01 de setembro de 2012.
Aniversário: 19 de março.

LILIAN DE SOUSA FARIAS
Sergipe

Professora, graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Com pós-graduação em linguística, membro da União Brasileira de Escritores. É autora do livro “ Encontros para liberdade”, tem ainda vários artigos, poesias, contos e crônicas em publicações eletrônicas e impressas. Blog: lilianpoesiablogs.blogspot.com.br.
Admissão: 23 de março de 2011.
Aniversário: 29 de janeiro.

ROSSANA MONTEIRO CRUZ
Aracaju

Professora e escritora com licenciatura em Matemática, pelo Centro Universitário do Norte e pós-graduação em Docência do Ensino Superior. É membro da Associação Internacional Poetas Del Mundo, membro do Portal CEN –“Cá Estamos Nós”: ponte literária entre Portugal e Brasil; homenageada com o Diploma de Honra ao Mérito – Destaque Brasil/2011, concedido pelo colunista, jornalista Raimundo Nonato, de Taubaté/SP. Como escritora tem participação em várias antologias literárias.
Admissão: 12 de julho de 2014.
Aniversário: 17 de agosto.

TOCANTINS
Tocantins

GLEIDSTON CÉSAR RODRIGUES DIAS
Lagoa da Confusão

Empresário, poeta, cronista e romancista, é bacharel em Teologia e autor dos livros: “Os sentimentos por trás das palavras”, “Reencontro” e “Vidas Urbanas”, além da participação em diversas antologias literárias.
Admissão: 17 de novembro de 2012.
Aniversário: 28 de março.

EXTERIOR

Exterior

JACQUELINE BULOS AISENAMM
“Jacqueline Aisenamn”
Genebra/Suíça

Natural de Laguna/SC, graduada em Pedagogia, foi redatora e revisora de diversos jornais em Santa Catarina, diretora do Departamento de Cultura e Museus da Laguna (Museu Anita Garibaldi e Casa de Anita). É membro do Grupo de Escritores Lagunenses Carrossel das Letras e da Rede Brasileira de Escritoras, da União Brasileira de Escritores e Sociedade Poetas del Mundo, Embaixadora da Paz pelo Cercle Univesel des Ambassadeurs de la Paix e correspondente da Academia de Letras de Cabo Frio/RJ. Estabelecida em Genebra/Suíça, desde 1990, trabalhou durante quase quinze anos na Missão do Brasil junto à ONU e mais tarde em um banco privado. Adotou de vez a escrita como profissão desde 2009, entre seus livros destacam-se: “Coracional”, “Poesia nos bolsos”, “Entre os morros da minha infância”, “Lata de conserva”, “Palavras para seu coração” e “Briga de foice”. Proprietária da Livraria Varal do Brasil, sediada em Genebra, especializada em autores de língua portuguesa. Mantém também o sítio Varal do Brasil: www.varaldobrasil.com.
Admissão: 30 de abril de 2011.
Aniversário: 11 de março.

BENVINDA DA CONCEIÇÃO DE MELO LOPO
“Melopo”
Lisboa/Portugal

Natural de Lisboa, frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, concluindo o curso de Artes Gráficas, sob a orientação dos mestres Estrela Daria e Lauro Curado. Frequentou ainda um curso de pintura a óleo, no Centro Cultural de São Lourenço com a mestre alemã Mara Luísa Pertl-Eberhardt. Iniciou sua carreira artística em 1982, fez exposições individuais, coletivas nacionais e internacionais. Está representada no Brasil, Suíça, Moçambique e Angola e em alguns museus do seu país.

Admissão: 02 de junho de 2012.
Aniversário: 25 de janeiro.